Menu Riccó

Blog Móvel por Assinatura

Conheça 8 tendências do mercado de assinaturas para 2022

Conheça 8 tendências do mercado de assinaturas para 2022 e veja como esse modelo de negócio impacta a economia.

O mercado de assinaturas reflete o avanço da economia circular, que permite contratar em vez de comprar.

A era do produto está ficando para trás, pois a dos serviços vem crescendo exponencialmente. O mercado de assinaturas, caracterizado pela oportunidade de contratar em vez de comprar, reflete o avanço da economia circular.

Esse é um movimento que transforma negócios. Eles deixam de fabricar ou vender artigos para atuarem como prestadores de serviços, sendo o modelo de assinatura o carro-chefe da estratégia.

O aumento dos preços durante a pandemia do novo Coronavírus abriu caminho para esse modelo de negócio e o número de itens. Hoje, é possível encontrar carro, celular, airfryer e até móveis de escritório por assinatura.

Assinar é mais sustentável que comprar e possibilita vantagens como flexibilidade, conveniência e facilidade de pagamento para os consumidores. Já as empresas atendem às necessidades atuais do público.

Conheça 8 tendências do mercado de assinaturas para 2022 e veja como esse modelo de negócio impacta a economia.

8 tendências do mercado de assinaturas para 2022

Como você viu na introdução deste artigo, o mercado de assinaturas vem se diversificando e, na atualidade, oferece uma gama de possibilidades. O número de itens é cada vez maior. Veja os principais:

   1. Conteúdo

Filmes, séries, reality shows, livros, músicas e outros tipos de conteúdo são disponibilizados por meio de serviços de streaming. Os mais populares são Netflix, Globoplay, YouTube, Prime Vídeo e Disney+.

Essas plataformas mudaram, definitivamente, o jeito que as pessoas consomem conteúdo. Ao invés de comprarem a mídia, elas assinam a plataforma e têm acesso a quantas vezes quiserem.

   2. Automóveis

Outro produto que se tornou serviço foi o automóvel. Fabricantes e locadoras estão investindo nesse tipo de serviço, que é um tipo especial de aluguel. A diferença aparece no fato de o veículo ser sempre zero quilômetro.

Aqui, a praticidade se destaca. Após assinar o contrato, basta pegar o carro na concessionária ou receber em casa. O valor inclui emplacamento, seguro, revisões, socorro 24h, IPVA e até declaração de Imposto de Renda.

   3. Celulares

O mercado de assinaturas também abraçou os smartphones. Nesse caso, a proposta é atender a um público mais exigente, que deseja estar sempre com o modelo mais moderno.

O preço mais baixo das mensalidades, em comparação às parcelas, e o seguro incluso em contrato faz com que as pessoas permaneçam com o aparelho por 1 ano e depois devolvam para realizar um upgrade.

   4. Residências

Aluguel? Não. O negócio aqui é assinatura mesmo.

As residências por assinatura são menos burocráticas que as disponíveis para locação. Esses imóveis são reformados e equipados com o básico para viver.

O valor pago mensalmente inclui despesas como condomínio, energia elétrica, água, gás, internet e IPTU. Em algumas, até o café da manhã e a limpeza fazem parte do contrato. Os valores variam de R$ 900 a R$ 5.000 por mês.

   5.Itens do cotidiano

O mercado de assinaturas ganhou mais um serviço em 2022, pelas mãos do Magazine Luiza. Trata-se do Vai Volta, que permite alugar itens do cotidiano, como eletrodomésticos, eletroportáteis e ferramentas.

Nele, é possível alugar, por exemplo, uma lavadora de alta pressão por 7 dias a um custo de R$ 90. Para quem deseja fazer um uso pontual, é uma excelente oportunidade.

   6.Roupas

As roupas também fazem parte do mercado de assinatura. Você pode assinar uma quantidade de peças e receber a cada período acordado.

   7. Procedimentos estéticos

Até o botox entrou para o mercado de assinaturas!

Por causa da crescente procura do grande público pelos procedimentos estéticos para harmonizar as expressões, as clínicas vêm ofertando pacotes de assinaturas.

Basta pagar uma mensalidade e fazer as aplicações ao longo do ano, além de receber descontos e ter acesso a promoções exclusivas.

   8. Mobiliário de escritório

Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa. Leis foram criadas para regulamentar esse modelo de trabalho.

Hoje, você encontra oportunidades profissionais com atuação presencial, híbrida e home office. Para os dois últimos casos, há a assinatura de mobiliário de escritório.

A empresa que contrata profissionais para trabalhar em casa pode escolher o plano e receber mobiliário de acordo com o projeto.

Os funcionários contratados conseguem atuar com o nível de ergonomia necessário para evitar problemas posturais.

Até o escritório ganha com isso, pois não há mais a necessidade de comprar e vender sempre que a equipe aumenta ou diminui. Basta assinar.

O que o mercado de assinaturas oferece de vantajoso?

Quando as empresas que comercializam produtos decidem se tornar prestadoras de serviços, os fabricantes investem em produtos cada vez mais duráveis, reparáveis e recicláveis. É a chamada economia circular, sem desperdício de recursos.

O mercado de assinaturas veio para ficar, pois amplia o mercado e diversifica as ofertas. No entanto, sua construção exige transformações radicais em vários setores da economia.

Muitas empresas ainda não têm acesso a esse tipo de serviço. Outras têm gestores que não enxergam as vantagens do mercado de assinaturas e continuam deixando de economizar.

Um exemplo claro de vantagem do mercado de assinaturas vem do aluguel de móveis de escritório. Se é vantajoso ter o funcionário trabalhando de casa, por qual motivo não seria necessário equipá-lo com o básico para que ele desenvolva seu trabalho?

Há uma preocupação muito grande com o bem-estar e o conforto dos trabalhadores, pois eles se refletem na alta produtividade e na baixa rotatividade. A questão é que muitas empresas focam na assinatura de eletrônicos, mas esquecem o básico: mesa e cadeira.

A assinatura de produtos possibilita diversificar os investimentos de qualquer companhia, pois o custo de cada item é inferior ao da compra e acaba diluído ao longo de vários meses, sempre associado a serviços como reparo e seguro.

Veja como funciona o modelo de assinatura de móveis da Riccó!


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados