3 Dicas Para Montar o Melhor Projeto de Escritório

3 Dicas Para Montar o Melhor Projeto de Escritório

O projeto de escritório escolhido para sua empresa oferecerá, além de um local para o trabalho diário dos colaboradores, uma visão do seu negócio para visitantes e clientes. Isso deve ser pensado com muito cuidado!

Montar um projeto do zero para seu espaço de trabalho é algo que demanda conhecimento das tendências e compreensão do seu segmento, para que nada saia do eixo e cause a impressão errada.

1. Conheça seu mercado

O segmento de trabalho de sua empresa é muito determinante para um pensamento básico sobre o projeto de escritório. Deve, sim, haver quebras de padrões, mas alguns setores específicos exigem aspectos praticamente pré-estabelecidos, como em um escritório de advocacia, por exemplo.

Além disso, ainda na situação de um escritório formal, uma disposição muito diferenciada pode chocar clientes mais conservadores — comuns nesse tipo de negócio — e até mesmo fazê-los duvidar da credibilidade da empresa.

Portanto, na hora de montar um projeto, busque referências em outros exemplos do mesmo segmento, para que, ainda que queira implementar aspectos novos, isso não saia do esperado para o seu mercado de atuação.

2. Pense na estrutura de trabalho

Todos os móveis e a disposição deles devem favorecer totalmente o trabalho que é realizado em seu escritório. A ideia é oferecer conforto e um ambiente agradável, mas também, otimizar o tempo realizado para certas atividades.

Ainda que pareça pouco, ao somar todo o tempo que um colaborador levanta de sua mesa e vai até, por exemplo, um arquivo para pegar certos papéis, isso pode ser uma grande perda de tempo.

Portanto, talvez o ideal seja colocar um pequeno gaveteiro próximo a ele, ou suportes para pastas nas mesas, onde poderá colocar os documentos mais importantes e utilizá-los sem levantar de seu posto para tal.

O mesmo vale para livros que precisam ser constantemente consultados, como em casos de empresas de desenvolvimento.

3. O projeto de escritório deve prever ampliações

Negócios estão em constante expansão, e o seu projeto de escritório deve acompanhar as diretrizes de crescimento da empresa. Mesas mais amplas são uma boa ideia para quem quer uma plataforma de trabalho aberta, principalmente se no escritório há um grande fluxo de entrada e saída de colaboradores para reuniões.

Sempre é possível adicionar um ou dois notebooks em mesas maiores, sejam elas redondas ou retangulares. Outra ideia é, se possível, manter alguns espaços vazios para encostar mesas nas paredes quando necessário.

Ao montar seu projeto, pense sempre em um aumento de 5 a 10 colaboradores, para que haja uma margem de segurança caso haja uma grande expansão!

Para mais artigos como este, confira o blog da Riccó Móveis!

506