3 Passos Para Ter um Layout Funcional em sua Empresa

3 Passos Para Ter um Layout Funcional em sua Empresa

Empresas que aderem a um layout funcional no ambiente de trabalho encontram oportunidades de avançar economicamente devido às vantagens de utilizar essa estratégia. Aumento da produtividade e redução dos custos são alguns dos benefícios proporcionados por um projeto de escritório eficiente.

Ficou interessado? Então continue a leitura para compreender a definição do termo e descobrir como aplicá-lo à sua organização.

O que é layout funcional e como aplicá-lo à sua empresa?

O layout funcional tem como objetivo trazer praticidade e conforto à rotina de trabalho de uma organização. Para isso, utiliza o espaço disponível para distribuir móveis e materiais da melhor maneira possível, tendo em vista o bom aproveitamento do ambiente, a funcionalidade do local e a facilidade para execução das atividades diárias.

Não existe um modelo exato que sirva para todas as empresas. Afinal, o projeto precisa se adequar ao perfil do seu negócio, à quantidade de funcionários e aos equipamentos e móveis que serão utilizados. Ainda assim, é possível seguir algumas dicas para aplicar essa estratégia:

1. Aproveite o espaço disponível com precisão

O primeiro ponto é compreender os ambientes de sua empresa e as funções que desempenham. Assim, fica mais fácil definir como será a distribuição dos móveis, materiais e equipamentos para que o espaço atenda às necessidades dos funcionários de modo eficiente e prático.

Também é importante se atentar ao trânsito de pessoas, para não dificultar a passagem dos funcionários e interferir na agilidade dos processos.

Lembre-se que cada espaço pode ser aproveitado. Nas paredes, por exemplo, uma alternativa interessante é instalar prateleiras e móveis funcionais, o que pode ajudar bastante na organização, otimização de ambientes e desenvolvimento de atividades rotineiras.

2. Invista em móveis funcionais e ergonômicos

O conforto e a praticidade são fatores que influenciam diretamente na produção dos colaboradores. Logo, além de investir em móveis funcionais para otimizar o ambiente, também é imprescindível se atentar às regras de ergonomia.

Esse tipo de mobília — como plataformas de trabalho que ampliam a área útil, cadeiras de rodízio e mesas de tampo rebatível — contribui para um escritório mais dinâmico e flexível.

3. Conte com uma empresa especializada no ramo

Por fim, a dica mais importante para conseguir um layout funcional realmente eficiente e adequado para o seu negócio é contar com os serviços de uma empresa especializada no ramo, como a Riccó Móveis, a fabricante de mobiliário corporativo mais experiente do país.

Desde 1875, nosso objetivo é entregar excelência e qualidade aos nossos clientes, com projetos personalizados para atender às necessidades de cada empresa. Além disso, somos especialistas em criar layouts funcionais que visam o melhor aproveitamento do espaço, sem abrir mão da ergonomia.

Acesse nosso site para conhecer o catálogo completo de produtos e conferir cases inspiradores.

Gostou das dicas? Então continue se informando pelo blog da Riccó!

57