4 Tendências de Facilities Que Precisam Estar em Seu Radar

4 Tendências de Facilities Que Precisam Estar em Seu Radar

A área de Facilities tem como principal objetivo organizar, implementar e otimizar estratégias e processos dentro de uma empresa. Mas, para obter os resultados esperados, acompanhar o mercado e se destacar é imprescindível estar atento às novas tendências do segmento.

Para te ajudar a compreender quais aspectos estarão em expansão nos próximos anos, preparamos este artigo. Confira!

1. Sustentabilidade

Uma das principais tendências da área de facilities é o investimento em práticas sustentáveis. Essa mudança não apenas contribui com o meio ambiente, como também auxilia a diminuir os custos de operação da empresa.

Você pode, por exemplo, investir em lâmpadas de LED ou utilizar mais a luz natural para iluminar o espaço de trabalho. Assim, você economiza com energia elétrica e diminui o impacto ambiental.

2. Tecnologia

O desenvolvimento tecnológico é uma tendência global que abrange todos os setores. Na gestão de facilities, dois aspectos irão ganhar ainda mais força no decorrer dos próximos anos:

Mobile: o uso de dispositivos móveis e de computação em nuvem acabaram com as limitações geográficas, o que permite que a gestão e a execução de tarefas sejam realizadas de qualquer lugar. Aderir a essa tecnologia móvel contribui para a produtividade da equipe, melhora a comunicação entre os colaboradores e auxilia a acompanhar o desenvolvimento de trabalhos.

Internet das Coisas — IoT (Internet of Things): a interconectividade entre ferramentas e a internet tornam o ambiente de trabalho mais eficiente, pois proporcionam o fornecimento de dados capazes de, por exemplo, direcionar o uso de iluminação caso haja ou não pessoas no local.

Para você já seguir em rumo ao futuro, a Riccó Móveis oferece um IoT — em parceira com a CI&T — para gestão de espaço de trabalho. Esse dispositivo mensura a ocupação dos ambientes e traz dados relevantes sobre a eficiência e o uso do local.

3. Utilização de Big Data para obtenção de indicadores

Mais que uma tendência, o Big Data está se tornando indispensável para as empresas que atuam com gestão de facilities. Isso porque atualmente é necessário lidar com um grande volume de dados em uma velocidade cada vez mais rápida para que, a partir de uma análise aprofundada das informações, seja possível prever tendências, mudanças no mercado e otimizar processos e tomadas de decisão.

4. Automação da área de facilities

A automação é uma realidade que está presente em empresas desde a Terceira Revolução Industrial. A utilização de máquinas e robôs para a execução de tarefas determinadas vem sendo cada vez mais aderida.

Para os próximos anos, com o avanço da robótica, a tendência é que cada vez mais atividades poderão ser automatizadas com precisão. O que exigirá um perfil muito mais estratégico dos colaboradores.

Gostou de conhecer as tendências de facilities para os próximos anos? Deixar essas inovações em seu radar é fundamental para que sua empresa consiga estar alinhada com os avanços do mercado.

Para conferir outros artigos, acesse o blog da Riccó Móveis.

50