Como Criar Projetos De Escritórios Modernos

Como Criar Projetos De Escritórios Modernos

Esqueça a ideia de que os espaços de trabalho precisam ser todos iguais: simples e sem diferenciais. Atualmente, inovar ao criar projetos de escritórios modernos e funcionais vai além de preferências estéticas, sendo um fator decisivo para tornar a sua empresa mais competitiva no mercado e mais interessante para a nova geração.

Quer saber como aplicar conceitos inovadores em seu local de trabalho e os benefícios para os colaboradores? Então continue a leitura do artigo!

Vantagens de modernizar o ambiente de trabalho

As pessoas passam um grande período de seu dia no local de trabalho, por isso a decoração do espaço pode influenciar no desempenho dos colaboradores. É neste cenário que podemos ressaltar as vantagens dos projetos de escritórios modernos, tanto para a organização, quanto para os colaboradores:

  • estimula a criatividade;
  • promove a produtividade e o engajamento;
  • favorece um bom clima organizacional;
  • contribui para a sensação de valorização por parte dos colaboradores;
  • aumenta a retenção de talentos;
  • beneficia a integração entre funcionários e equipes;
  • apresenta um mobiliário corporativo atual e funcional;
  • melhora a imagem da organização e reforça a identidade corporativa;
  • consequentemente, todos os fatores anteriores são capazes de melhorar o desempenho e os lucros da empresa.

Dicas para criar projetos de escritórios modernos

Mas, para garantir que o ambiente corporativo consiga proporcionar todos esses benefícios, é necessário saber como colocar ideias em prática.

Móveis práticos e de qualidade

A dica de ouro na hora de criar projetos de escritórios modernos é investir em uma mobília prática, funcional e ergonômica, como os modelos encontrados na Riccó Móveis.

Para a estação de trabalho, mesas e cadeiras que ofereçam o máximo de conforto aos funcionários são indispensáveis. Já para áreas colaborativas, como espaços para reuniões ou salas de descanso, opte por móveis portáteis — como puffs, cadeiras, mesas com rodinhas ou dobráveis — pois ajudam a otimizar o uso do espaço.

Biofilia

Já foi comprovado que as plantas podem mudar o humor dos funcionários, contribuir para a sensação de bem-estar e ainda melhorar a qualidade do ar do escritório.

Salas de descompressão

A maioria dos projetos mais dinâmicos incluem salas de descompressão — espaços onde os funcionários podem recarregar suas energias físicas e mentais, além de interagir com colegas de trabalho.

No local, você pode incluir alguns itens para distração e/ou diversão, como livros, jogos, videogames e filmes.

Ambientes multifuncionais

Os ambientes também entram como uma maneira de modernizar e otimizar o uso do espaço de trabalho. Por exemplo, uma sala de reunião pode ser pensada para funcionar também como uma área colaborativa, onde as pessoas podem desenvolver seu trabalho de maneira diferente ou até mesmo descansar.

Iluminação natural

Uma tendência presente nos projetos de escritórios modernos é o uso da iluminação natural. Além de economizar energia elétrica, também é um fator que contribui para a produtividade e concentração dos funcionários. Entretanto, isso pode depender da estrutura do prédio no qual o seu escritório está situado.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios dos escritórios modernos.

Confira mais artigos como este no blog da Riccó!

272