Wellness Corporativo — Entenda Mais Sobre Essa Tendência

Wellness Corporativo — Entenda Mais Sobre Essa Tendência

Assegurar qualidade de vida no ambiente de trabalho é uma tendência que abrange cada vez mais empresas de todo o mundo. Wellness Corporativo, exercícios, hábitos saudáveis, móveis ergonômicos e cuidados preventivos com a saúde se tornaram um dos focos das áreas de Recursos Humanos e Facilities.

Nos últimos anos, o reconhecimento da relevância de garantir bem-estar e saúde em escritórios cresceu a passos largos, principalmente devido aos benefícios que proporcionam aos colaboradores e também às empresas. Quer entender mais sobre o assunto e descobrir como aderir a essa tendência? Então prossiga a leitura!

Afinal, o que é Wellness Corporativo e como utilizar essa tendência em seu escritório?

O termo inglês wellness, na tradução para o português, significa bem-estar. Logo, o conceito consiste em proporcionar ambientes de trabalho mais agradáveis e, consequentemente, mais produtivos.

Inclusive, a preocupação em promover a saúde e o bem-estar se tornou tão relevante que atualmente existe a Certificação WELL Building Standard, que autentica as empresas que atendem a esses aspectos com eficácia.

Para seguir essas diretrizes, a empresa deve ir além de garantir um espaço que atenda aos preceitos de segurança e medicina do trabalho, como iluminação e temperatura apropriadas e móveis que cumprem as regras de ergonomia. Também é necessário intervir para melhorar a qualidade de vida no ambiente corporativo.

Para isso, você pode aderir a alguns passos simples, como criar uma área de descompressão, incentivar a prática de exercícios físicos e aumentar a iluminação natural no local — o que, inclusive, ajuda a reduzir o consumo de energia e gera também um impacto positivo nos gastos empresariais.

Outra alternativa interessantíssima é introduzir plantas nos escritórios, pois contribuem para melhorar a qualidade e a umidade do ar e aumentar a produtividade dos colaboradores. Além de tornar o local mais feliz e agradável.

Benefícios do Wellness Corporativo

Além de interferir diretamente no rendimento dos colaboradores, o Wellness Corporativo também oferece diversos benefícios — tanto para os usuários do local, como para a empresa — como, por exemplo:

  • redução do desânimo, dores de cabeça, custos médicos e absenteísmo (ausência no trabalho);
  • melhora no humor e alívio do estresse;
  • maior bem-estar emocional — e até mesmo físico, se a empresa incentivar a prática de atividades físicas;
  • aumento da motivação, o que faz os colaboradores produzirem mais e melhor;
  • retenção e atração de talentos;
  • contribuição para a imagem da empresa.

Gostou de conhecer mais sobre o Wellness Corporativo? Aproveite para conferir outros conteúdos como este no blog da Riccó Móveis.

62