Workspace — O Que É e Como Otimizar

Workspace — O Que É e Como Otimizar

Workspace — ou Espaço de Trabalho, na tradução para o português — consiste em um ambiente físico designado aos colaboradores para que realizem as suas atividades. Esse local deve ser bem desenvolvido, pois tem a capacidade de influenciar na produtividade, concentração e qualidade de vida no ambiente corporativo.

Mas, com o desenvolvimento da tecnologia e novas formas de trabalho, surgiu o digital workspace. Você conhece esse conceito e como integrá-lo a sua empresa? Confira o artigo para compreender mais sobre o assunto!

Afinal, o que digital workspace?

O digital workspace é um ambiente virtual que, por meio de tecnologias e ferramentas digitais, permite que os colaboradores possam trabalhar de forma remota, de qualquer lugar e em horários mais flexíveis.

Esse formato de trabalho está sendo cada vez mais aderido por diversas corporações, já que, quando bem implementado, pode trazer várias vantagens para as empresas e colaboradores. Além disso, também contribui para melhorar o contato com fornecedores, parceiros de negócios e clientes e permite reunir pessoas alocadas em diferentes locais.

Entretanto, pode ser ainda mais vantajoso manter um equilíbrio entre o uso do digital workspace e os espaços físicos.

Otimização do workspace — a união entre ambientes físicos e digitais

A eficiência, a flexibilidade e a funcionalidade são os requisitos atuais para a criação de um bom espaço de trabalho. Essas características atendem às necessidades do momento atual, no qual as pessoas e a tecnologia estão cada vez mais conectadas.

Portanto, para otimizar o seu workspace, é necessário olhar para a união entre os ambientes físicos e os digitais. Principalmente porque muitas funções podem ser realizadas independentemente do local e do horário devido aos dispositivos móveis, recursos virtuais e armazenamento na nuvem.

Nesse cenário, os escritórios precisam se adaptar aos novos métodos de trabalho. Para isso, devem disponibilizar hot desks e lugares para reuniões e conferências via internet, além de recursos tecnológicos apropriados, o que viabiliza uma comunicação mais eficiente e clara.

Tudo isso, sem deixar de lado a qualidade do espaço presencial, que precisa envolver e integrar os funcionários, para evitar o distanciamento ocasionado pelo uso da tecnologia.

Veja algumas estratégias que você pode aderir em sua empresa para otimizar o espaço de trabalho, de acordo com as diretrizes contemporâneas:

  • criar espaços focados na eficiência e adaptabilidade;
  • recorrer a uma decoração funcional, que oferece maior flexibilidade para que os funcionários utilizem espaços de acordo com a necessidade do momento;
  • investir em recursos tecnológicos;
  • promover a inovação no ambiente empresarial;
  • focar na experiência de trabalho dos colaboradores, proporcionando um ambiente organizacional adequado e com móveis ergonômicos;
  • possibilitar a conciliação entre o trabalho e o lazer. Para isso, a criação de uma sala de descanso dentro da empresa é uma boa pedida.

O que achou das dicas para otimizar o seu espaço de trabalho, com foco na integração entre ambientes presenciais e virtuais? Confira também outros conteúdos no blog da Riccó Móveis!

38