Postura incorreta: quais as consequências para a saúde?

A má postura se transformou em um problema de saúde e vem afetando o bem-estar e a qualidade de vida de inúmeros brasileiros. Em tempos de Covid-19 e home office, a postura incorreta tem suas consequências agravadas por dois motivos: as pessoas estão emocionalmente abaladas com o isolamento e nem todas possuem equipamentos adequados para o trabalho em casa.

Os efeitos da postura errada são sentidos em todo o corpo, causando dores de cabeça, nas costas e no pescoço, cansaço, limitações na respiração, problemas digestivos, cálculo renal e alterações de humor.

Continue a leitura para entender melhor como a postura corporal no home office influencia a saúde como um todo.

Aumenta as dores

Episódios recorrentes de dor de cabeça durante e após o expediente podem estar relacionados com uma postura incorreta. O fato é que muitas pessoas esticam o pescoço quando a tela do computador está mais alta do que deveria, o que provoca uma pressão desnecessária sobre os discos invertebrais da coluna cervical.

Essa pressão bloqueia a circulação do sangue, reduz a irrigação sanguínea no cérebro e desencadeia dores de cabeça.

Permanecer curvado por longos períodos é um fator de risco para dores nas costas, sentidas tanto nos músculos da parte superior e na região lombar. Para evitá-las, não trabalhe com o notebook no colo e escolha uma cadeira que deixe as costas retas e a cabeça alinhada com os ombros.

Outro problema decorrente de uma postura corporal errada no trabalho é a disfunção da articulação temporomandibular. Como a posição errada desalinha a coluna, também pode mudar o padrão de mordida e afetar a ATM.

Eleva o risco de lesões

Além de aumentar as dores no corpo, com o tempo, a postura incorreta pode gerar lesões por conta da sobrecarga da coluna e tensão muscular. Entre elas, temos a hérnia de disco (deslocamento do disco intervertebral) e a escoliose (deformidade na coluna).

Ao longo do tempo, as lesões vão além da coluna e atingem outros pontos do corpo, como ombros e punhos, que pode vir a ser LER (lesões por esforços repetitivos) e Dort (distúrbios osteomusculares), ou seja, é possível adquirir doenças causadas por má postura.

Compromete a eficiência respiratória

O diafragma precisa de espaço na cavidade torácica para relaxar e contrair durante a respiração. Dessa forma, respirar melhor significa estar com o corpo alongado e em postura adequada.

A má postura e o desalinhamento da coluna vertebral podem comprometer a capacidade de respiração. Curvar-se para frente, por exemplo, comprime os pulmões e compromete a absorção do oxigênio, que é vital para o funcionamento do cérebro, coração e dos demais órgãos.

Altera o humor

A postura corporal incorreta prejudica não só a fisiologia, mas também afeta diretamente a saúde emocional.

Isso porque sentar com uma postura correta reduz a fadiga e mantém as pessoas focadas. Essa foi a conclusão de um estudo com 74 pessoas, que investigou os efeitos de uma postura certa e errada durante a leitura de um texto, seguido de um discurso. Os participantes que mantiveram as costas retas citaram maior autoestima, energia e bom humor.

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Postura errada para trabalhar influencia no humor, na energia e na autoestima.

Atrapalha a digestão

Manter uma postura errada ao sentar hora após hora durante o home office exerce má influência sobre os movimentos peristálticos, que são importantes para a digestão. Isso acontece porque os órgãos abdominais são comprimidos e o intestino é pressionado pelo peso das costas.

Com o tempo, o metabolismo será duramente afetado, processando os alimentos com lentidão e desencadeando prisão de ventre.

Desenvolve barriga protuberante

Uma postura incorreta também pode gerar consequências para os músculos do abdómen: ao sentar-se de forma incorreta, a musculatura tende a ficar flácida e, consequentemente, protuberante. 

Para quem trabalha muitas horas sentado, é importante estar atento à coluna ereta e acomodar a estrutura do corpo para evitar a corcunda e a lordose na lombar.

Afeta a disposição

Sensação de cansaço e falta de disposição também estão entre os impactos negativos de ficar por horas com as costas curvadas para trabalhar. Essa postura inadequada tensiona ossos, músculos, ligamentos e articulações, fazendo com que o corpo se estresse mais e se canse com rapidez para manter seu funcionamento integral.

Dessa forma, manter uma boa postura, além de evitar tensões e dores desnecessárias, faz o organismo poupar energia para se manter ativo.

Um estudo da Universidade de São Francisco com 110 estudantes avaliou o efeito da postura corporal sobre os níveis de humor e energia. O resultado mostrou que os que caminhavam com as costas retas sentiam-se mais dispostos ao longo do dia, ao contrário dos que andavam curvados, que se queixaram de fadiga e depressão.

Prejudica a circulação sanguínea

Passar várias horas por dia sentado, e do jeito errado, aumenta o risco de problemas circulatórios, que podem levar à formação de varizes, especialmente entre as mulheres.

Previna-se fazendo pequenas pausas a cada hora e caminhe um pouco pela casa para desestressar o corpo e a mente. Depois, ao voltar, mantenha uma postura adequada, com as costas retas, os joelhos dobrados em 90 graus e os pés paralelos e encostados no chão.

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Curvar-se para frente: posição interfere na circulação, digestão e respiração.

Piora problemas articulares

Desalinhamento da coluna e dos joelhos também fazem parte da lista de efeitos nocivos da má postura. Alguns distúrbios, como condromalácia patelar e síndrome da banda iliotibial, tendem a ser agravados se quando, ao sentar, o joelho não ficar dobrado num ângulo de 90 graus.

Como evitar problemas de postura incorreta?

Para começar, trabalhar sentado por muitas horas seguidas não precisa ser sinônimo de dores, mal-estar e problemas de saúde. Porém, para isso, é necessário aderir a algumas boas práticas diárias e manter o compromisso com elas.

Em casa, você deve corrigir a sua postura ao dormir: o ideal é deitar-se de lado ou de barriga para cima, desde que você utilize uma almofada por baixo dos joelhos.

Ao fazer atividades domésticas, nunca se curve excessivamente, tente fazer tudo sempre com a coluna bem ereta. 

No trabalho, após passar uma hora sentado, levante-se, caminhe por cerca de cinco minutos, estique as costas e os braços, faça alguns alongamentos e procure ficar um pouco de pé. Pausas são essenciais para a circulação do corpo e para evitar inchaços e dores. 

Os alongamentos podem ser feitos a cada duas horas, e cada exercício durante 20 segundos. 

Além de esticar e movimentar o corpo, é muito importante que o ambiente de trabalho ofereça ergonomia. Ou seja, o escritório deve ter a tela de computador na mesma altura dos olhos, suporte para os pés, mouse e teclado com apoio ergonômico e, claro, uma boa cadeira com ajustes para a sua altura. No próximo tópico, explicaremos melhor sobre a importância do assento certo.

Para evitar risco ergonômico, é essencial dar pausas no trabalho para alongar-se.

A importância da cadeira certa

A cadeira ideal para trabalhar em casa (ou no escritório) deve ter regulagem de altura, apoio para braços e rodízio.

Os apoios são úteis para manter os braços próximo ao corpo e em um ângulo de 90 graus para digitar ou escrever. Os joelhos precisam estar na mesma angulação e os pés devem sempre tocar o chão. Já o rodízio é importante para mover a cadeira sem entornar o corpo para procurar um objeto.

O escritório deve fornecer uma boa cadeira aos colaboradores e manter a atenção voltada para a condição delas, sempre. Na Riccó, você encontra modelos projetados de acordo com as normas ergonômicas e ainda conta com a ajuda de profissionais especialistas na área de arquitetura corporativa para encontrar o assento ideal para o local de trabalho.

Em seguida, separamos alguns modelos de cadeira para escritório que você precisa conhecer.

Cadeira Next

O modelo Next oferece todas as regulagens necessárias para que o corpo possa ficar ajustado e confortável na cadeira, de acordo com as normas de ergonomia NR-17. 

Portanto, você encontra um assento com regulagem de altura e base giratória,  ajuste de altura, encosto adaptado e com mecanismo relax em tela, o que auxilia na hora do colaborador se esticar ou corrigir postura incorreta. 

Os braços também são reguláveis e feitos em polipropileno para garantir mais durabilidade ao produto. 

Ela é indicada tanto para escritório quanto para home office.

Loop Mesh

A cadeira Mesh é muito adaptável a diferentes ambientes e, além disso, oferece o conforto que funcionários de escritório necessitam para manter uma longa jornada de trabalho sentados.

Ela oferece regulagem de altura para braços e no assento pneumático, de encosto e inclinação com trava. 

A cadeira Loop Mesh pode ser encontrada em diversas cores, assim como em acabamento de tecido e símile couro.

HS 3

Com um design mais formal e sofisticado, a HS 3 é uma cadeira de alta performance e que atende a todos os pontos colocados pela norma ergonômica NR-17

O encosto foi projetado especialmente para se adaptar ergonomicamente à curvatura das costas, garantindo mais conforto, amparando a região lombar e sendo uma ótima cadeira para corrigir a postura. 

Quanto às regulagens, essa cadeira oferece as seguintes opções:

Tekion MG

A Tekion MG também faz parte do grupo de cadeiras de alta performance. É um produto versátil, ótimo para escritório e uma das melhores cadeiras para home office da Riccó. 

No modelo 03, a cadeira postural conta com o mecanismo synchro-tilt e pontos de articulação com encosto. Assim, se adequa a todos os movimentos realizados pelo usuário.

Outras características da Tekion MG é o suporte para lombar com regulagem de altura, profundidade e abertura nos braços, regulagem da tensão do relax e rodízio com duplo giro.

Compreendeu o valor da boa postura para a qualidade de vida? Manter uma posição confortável e segura para trabalhar em casa minimiza o estresse na coluna e nos músculos, garantindo maior produtividade e satisfação.

Lembre-se de aplicar em sua rotina os alongamentos e exercícios diários, além de uma boa postura ao realizar atividades domésticas e, claro, dentro do escritório.

Utilizar equipamentos e acessórios ergonômicos é uma forma de prevenir dores e lesões durante o home office. Está precisando de uma cadeira para trabalhar em casa? Clique no banner abaixo!

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