Buscar Riccó
WhatsApp

Atendimento WhatsApp

(11) 3081-6100

Blog Dicas Para empresas - 28/2022

Como a arquitetura corporativa impacta no ambiente de trabalho?

A arquitetura corporativa é fundamental para elaborar um espaço de trabalho ágil, dinâmico, produtivo e funcional. 

Se você busca elaborar espaços de trabalho que sejam funcionais, invista em arquitetura corporativa. Por meio dela, você consegue fazer isso considerando particularidades e necessidades.

O dia a dia de um ambiente de trabalho requer agilidade, produtividade e facilidade na comunicação entre grupos e indivíduos. Por isso, os projetos de arquitetura necessitam cumprir requisitos a ver com:

  • Ergonomia;
  • Mobiliário adequado;
  • Iluminação;
  • Infraestrutura;
  • Climatização e outros.

O mais interessante é que o conceito de arquitetura corporativa não se limita aos escritórios e pode ser ampliado para espaços como o home office.

Vamos entender como funciona a arquitetura corporativa? Continue a leitura e conheça os seus principais benefícios.

O que é arquitetura corporativa?

A arquitetura corporativa, como o nome indica, é voltada para o projeto de ambientes de trabalho que contribuam com a rotina das organizações.

Trata-se de um trabalho elaborado que utiliza o melhor da tecnologia e busca aproveitar ao máximo a estrutura existente.

Por meio da arquitetura corporativa, você consegue mudar o ambiente de trabalho e deixá-lo mais confortável e agradável, em simultâneo em que estimula a produtividade entre os membros da sua equipe.

Vale destacar que a arquitetura corporativa está sempre conforme a demanda da gestão empresarial. Além disso, se adapta facilmente a todos os ambientes: pequenos, médios ou grandes.

Outro ponto importante é que ela não se limita aos aspectos estéticos. A arquitetura corporativa abraça necessidades como a ergonomia, a comunicação entre setores e o marketing do espaço, precisamente o que transmite missão e valores da marca no ambiente.

Quais os benefícios da arquitetura corporativa?

Será que um projeto que segue os conceitos de arquitetura corporativa oferece benefícios para o ambiente de trabalho da sua empresa? Listamos, a seguir, os principais benefícios:

Gera maior produtividade

O aumento da produtividade se dá por meio da integração de equipes, que passam a atuar em salas próximas ou conjuntas. Isso favorece a troca de informações, ou seja, impõe um ritmo de trabalho mais dinâmico.

O ambiente também pode ter uma estrutura que aumente o bem-estar de todos, como amplitude nas salas, mais conforto e espaços de descompressão.

Diminui os gastos

Quando o espaço é bem projetado, ele diminui gastos em diversos sentidos.

Um bom projeto privilegia iluminação natural, então reduz o consumo de energia elétrica. Também pode contemplar a captação de energia solar para iluminar, por exemplo, as luzes dos corredores.

Melhora o clima organizacional

Uma vez que as equipes passam a trabalhar de forma integrada, os colaboradores permanecem mais tempo juntos. Desse modo, um identifica as necessidades e particularidades do outro.

O respeito é a consequência desse convívio, pois há a possibilidade de se estabelecer um vínculo mais forte entre os colaboradores e a empresa.

Esse clima positivo também contribui para o aumento da produtividade, além de estimular a retenção de talentos.

Estimula a retenção de talentos

A arquitetura corporativa deixa o escritório mais moderno e confortável, portanto promove a retenção de talentos e atrai bons profissionais no mercado. 

Em áreas profissionais altamente competitivas, como TI, engenharia, marketing e direito, cada detalhe conta. 

Invista em arquitetura corporativa e obtenha esses e outros benefícios. Faça o projeto de mobiliário na Riccó e viva a evolução do escritório!






soluções para escritório!


Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Escreva o seu comentário

Leia Mais

Abrir Conversa
Olá! Como podemos te ajudar?