Cores para escritório em 2021: como trabalhar os tons do ano?

O começo do ano é um ótimo momento para dar cara nova à empresa e ao ambiente de trabalho e, portanto, escolher novas cores para o escritório, tanto em relação às paredes quanto aos móveis corporativos e aos itens decorativos. Esta repaginada é ótima para trazer mudanças, estimular a criatividade e renovar os ares. 

Para isso, você pode se guiar pelos tons da Pantone, empresa de destaque no ramo de tendências e famosa por lançar a tão esperada e já conhecida cor do ano Pantone. Em 2021, as nuances selecionadas são duas (tradicionalmente é uma): Ultimate Gray (cinza) e Illuminating (amarelo claro).

Neste artigo, você conhecerá melhor as cores do ano Pantone e conferirá as nossas dicas de como implementá-las na decoração do escritório. Boa leitura!

O que é a Pantone Cores?

Como já dissemos, todos os anos a Pantone seleciona uma cor para influenciar as tendências de diversos mercados, como moda, design, decoração e mobiliário. A escolha pelo tom que irá predominar é sempre feita a partir de pesquisas por profissionais que analisam o que influencia pessoas por todo o mundo. 

Essas influências são estudadas a partir de um olhar criterioso das mídias, dos destinos famosos de viagem, das coleções de artes, das novas tecnologias e das matérias-primas, reunindo uma porção de itens que estão presentes no nosso dia a dia e que se tornam parte dos nossos hábitos e desejos durante o cotidiano. 

Cores do ano Pantone

Em 2021, a empresa aposta na apresentação de duas cores, com o objetivo de representar que, apesar das diferenças, é possível haver apoio. De acordo com a Pantone, de um lado temos um tom prático e sólido (o cinza) e, do outro, uma nuance otimista e calorosa (o amarelo brilhante). A junção dessa dupla é uma forma de representar força e positividade. 

Depois de um ano tão difícil como 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus, 2021 chega como uma etapa de esperança por melhorias, por mais descobertas da ciência e com o desejo do retorno à vida normal. Sem dúvidas, é um momento de ser otimista e continuar a ser forte por todos. 

A união de Pantone Ultimate Gray e de Pantone Illuminating é definida pela empresa como “um anseio que nos traz esperança. Temos que acreditar que tudo ficará mais iluminado — isso é essencial para o espírito humano”.

Cor amarela e cinza escolhidas pela Pantone em 2021

Cores do ano 2021: Illuminating e Ultimate Gray. (Imagem: Reprodução/Pantone)

A cor cinza chega com um tom mais sólido e que proporciona a sensação de segurança e firmeza, assim como a resistência e a estabilidade. Já o amarelo brilhante traz o sentimento de alegria, de vivacidade e a energia solar. 

Paletas de cores para se inspirar

Para quem pensa em mudar a cor do escritório em 2021 e deseja trabalhar os tons do ano, as possibilidades são inúmeras. As nuances podem ser aplicadas nos móveis, nas paredes, nos itens decorativos ou em outros detalhes presentes no ambiente de trabalho. Portanto, é possível apostar em estilos diferentes, independentemente se você prefere um interior mais clean ou mais vívido.

Paleta clean e minimalista

O design clean é superversátil e pode ser aplicado tanto em escritórios tradicionais quanto naqueles mais modernos. Dessa forma, a combinação entre as cores do ano Pantone podem ser feitas de forma sutil: o amarelo aplicado em cadeiras, enquanto o cinza no chão. Verifique o exemplo abaixo de como inserir as nuances dentro de uma sala de reunião.

Sala branca com mesa e cadeiras amarelas

A presença do cinza no chão é uma ótima ideia, especialmente para escritórios minimalistas.

A parede é mantida na cor branca, o que é excelente para a iluminação do espaço, já que a luz irá refletir e deixar o ambiente mais claro. O tom já é tradicional e muito comum e, portanto, mantém a seriedade ao mesmo tempo que deixa o local harmonioso e leve. 

Já nas cadeiras, encontramos a cor amarela trabalhada em material acrílico. Uma ótima combinação para quebrar a monotonia do local e trazer mais vida e descontração para a sala de reuniões.

Como já dissemos, a melhor parte sobre essa paleta com tons mais neutros e detalhes em amarelo é a versatilidade. Se a sua equipe for mais jovem, a escolha será certeira, já que transmite modernidade e minimalismo, dois pilares valorizados por esse público. Caso o seu time seja composto por funcionários mais maduros, com certeza eles não irão se sentir deslocados nesse ambiente.

Paleta de tons mais fortes e vivaz

Se você deseja fazer uma transformação significativa no escritório e implementar tons mais fortes e vivos, uma boa opção é apostar nas paredes e em detalhes com cores alegres, enquanto o piso é composto com nuances mais escuras, como o exemplo abaixo.

Nesse escritório, a escolha do amarelo é predominante e ele está presente na parede com texturas — o que proporciona um toque moderno, despojado e mais artístico — e nos encostos das cadeiras. O branco, assim como no exemplo anterior, também permanece, mas dessa vez ocupa apenas as mesas de trabalho. 

Já o cinza é utilizado em um tom mais escuro, nos assentos das cadeiras e no chão do escritório, criando contraste entre as cores e proporcionando mais vida ao ambiente. Pode ser uma boa ideia para escritórios que atuam em áreas como tecnologia, comunicação, construção, arquitetura, design e moda. 

Móveis corporativos inspirados nas cores do ano

Agora que você já conferiu dois exemplos de paletas inspiradas nos tons do ano, vamos apresentar uma série de mobiliários corporativos produzidos pela Riccó e que são ideais para mudar as cores do escritório. 

 

Club Chair

A poltrona Club Chair traz uma pegada mais empresarial, já que conta com detalhes como o apoio para notebook ou para caderno de anotações, e o espaço de arrumação, que fica por baixo do assento e é perfeito para guardar cadernetas, bolsas e outros itens presentes no dia a dia de trabalho. 

A Club Chair é muito versátil: ela pode ocupar espaços inspirados em coworking e lounges, salas de reuniões e de conferências, áreas de lazer e, se o seu escritório for mais descontraído e permitir que a equipe trabalhe em qualquer canto, a poltrona é uma mão na roda.

Apesar de ser uma mobília com toque corporativo, ela não abre mão do design moderno e sofisticado, além de proporcionar conforto e ergonomia.

Cadeira DK

Para quem quer apostar no tom amarelo com mais vivacidade, a Cadeira DK é uma boa escolha. Ela traz um ar totalmente despojado e jovem, o que a torna ideal para ambientes nos quais a maioria da equipe é composta por esse público. Para quem deseja criar um escritório onde as cores são mais vibrantes, sem dúvidas, ela deve entrar na decoração. 

A cadeira DK pode ser utilizada em recepções, em salas de descanso e em espaços tipo lounge. Todos esses ambientes são marcados pela descontração, o que combina perfeitamente com o móvel.

Poltrona Seed

Para escritórios mais sofisticados e que apostam em uma decoração mais elegante, a poltrona Seed, no tom cinza, não pode ficar de fora. O design traz um ar imponente, e dificilmente ela passará despercebida por quem circula dentro do local. 

Seed é uma poltrona projetada em camadas: na primeira, podemos ver uma espuma de alta densidade revestida em tecido; em segundo, temos as almofadas macias e que completam o design do produto e o tornam mais confortável. 

Ela pode ser utilizada em salas de descanso, na recepção, no lounge e, se for o caso, em salas de atendimento ao cliente — sem dúvidas, será um ótimo jeito de receber pessoas dentro do seu local de trabalho.

Mesa Aware

A mesa Aware é um ótimo exemplo de como aplicar as cores do ano em plataformas de trabalhos. Por ser um móvel personalizado e que se encaixa às medidas e às disposições do escritório, você poderá pensar onde quer incorporar as nuances inspiradas nos tons Pantone. 

No exemplo abaixo, podemos ver o amarelo presente através de divisórias — extremamente necessárias dentro do cenário de pandemia e pós-Covid — e nas prateleiras. Já o cinza compõe as pernas da mesa, as prateleiras e os tampos, criando um contraste leve e harmonioso.

Plataforma R 14.5

Escritórios que seguem uma configuração semelhante ao coworking irão se adaptar muito bem à plataforma R 14.5, que pode ser ocupada por quatro colaboradores. Se você deseja trabalhar as cores do ano de uma forma mais sutil, com leveza e sem ser algo muito vibrante, esse mobiliário permite que o amarelo seja utilizado com muita delicadeza nas divisórias. 

Alguns pontos interessantes sobre a plataforma R 14.5 é que ela é uma mesa projetada para oferecer ergonomia, funcionalidade e um leque de acabamentos e tampos. 

O design, inspirado em cavaletes, dá ao escritório mais jovialidade, assim como a praticidade de espaço livre, especialmente se o ambiente não conta com armários e os colaboradores deixam as suas bolsas e pertences ao pé da mesa.

Aproveite os tons tendência da Pantone para mudar as cores do escritório e dar mais alegria e força aos seus colaboradores. Como já dissemos, você pode optar por pintar as paredes ou apenas adquirir móveis e detalhes decorativos inspirados nas nuances para deixar o ambiente mais harmonioso. 

Além de renovar a decoração do escritório para 2021, também é essencial criar uma organização mais segura, considerando o cenário de pandemia e o retorno aos locais de trabalho. 

Com a Riccó, você pode contar com o serviço de Safe Design para repensar todo o espaço corporativo com a ajuda de profissionais especializados no assunto. Para saber mais, basta clicar no banner!

ricco-volta-ao-escritorio-safe-design

Conteúdo Relacionado

Riccó © 2021

Envie sua mensagem!