Buscar Riccó
WhatsApp

Atendimento WhatsApp

(11) 3081-6100

Dicas - 20/2022

Ergonomia no home office: ações práticas para manter sua saúde

Confira as dicas para alcançar a ergonomia no home office e ter conforto, segurança e bem-estar no trabalho remoto.

Quem tem a oportunidade de trabalhar de casa alcança uma maior qualidade de vida, pois tem mais tempo para cuidar de si e de sua família. Mas para garantir isso, é fundamental buscar informações sobre ergonomia no home office. Já ouviu falar?

Estudos compilados pela emissora de televisão CNN Brasil mostram alguns problemas físicos que podem ser ocasionados quando não se aplica a ergonomia no home office, ou seja, a adoção de ações com foco em segurança e bem-estar.

Para que esse ambiente de trabalho em casa seja saudável, nós vamos te explicar o que é ergonomia no home office, qual sua importância e que ações devem ser adotadas. As dicas são bem importantes, viu? Acompanhe:

O que é ergonomia no home office?

A ergonomia é um conceito com teorias, métodos e procedimentos presentes na Norma Regulamentadora (NR) nº17, do Ministério do Trabalho, e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Está em conformidade com a Segurança e Medicina do Trabalho. 

O estudo da ergonomia ocorre a partir da relação entre o colaborador e seu ambiente profissional, portanto, tem como objetivo garantir uma boa condição para que as funções sejam exercidas, estimulando a produtividade ao mesmo tempo que garante a saúde e o bem-estar.

Esse conceito evita que acidentes aconteçam, bem como o desenvolvimento de possíveis problemas de saúde. 

Quais problemas são causados pela falta de ergonomia no home office?

A falta de ergonomia no home office pode provocar o surgimento ou agravamento de dores nos músculos, articulações, nervos, tendões e ligamentos, além de inflamações.

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER), é uma das principais complicações enfrentadas por quem trabalha sem ergonomia no home office. 

A boa notícia é que há como evitar esses e outros problemas!

Como acertar na ergonomia no home office?

Considerando a Norma Regulamentadora 17, é possível aumentar a qualidade de vida no trabalho em casa com medidas simples e práticas. Listamos algumas:

Construa um espaço de trabalho ergonômico

Uma das maiores vantagens do home office é a oportunidade de criar um espaço de trabalho do seu jeito. Mesmo assim, algumas características devem ser respeitadas, para que ele fique perfeito.

Os ambientes frescos e arejados são os mais indicados. Caso não seja possível estar neles, instale um ventilador ou ar-condicionado. Tenha em mente que o clima deve ser confortável para o colaborador.

A decoração vai de cada um. O profissional pode deixar o ambiente com o seu estilo, mas priorizando poucos elementos para favorecer a própria concentração.

Já a iluminação natural, além de não ter custo, traz benefícios à saúde, como a produção de vitamina D. Se for necessário utilizar a luz elétrica, as lâmpadas branco frio são as indicadas.

Escolha o mobiliário adequado para obter ergonomia no home office

Aqui na Riccó você vai encontrar uma série de cadeiras e móveis para escritórios preparados para reunir todas as características necessárias e garantir a ergonomia e conforto do colaborador, além de mantê-lo da forma mais eficiente para execução de atividades diárias.

O próximo passo é a escolha do mobiliário, fundamental para proporcionar conforto, segurança e bem-estar ao colaborador durante a execução de suas atividades.

As cadeiras devem ter encosto e assento reguláveis, além de apoio para braços e rodízios nos pés. Esse tipo de móvel permite ajustes que garantem uma boa postura.

Os tecidos das cadeiras devem ser leves e pouco quentes, para que não causem desconforto ao sentar-se — principalmente nos dias de calor.

Em relação aos assentos, a NR 17 estabelece que a altura precisa ser ajustada à altura do trabalhador. O encosto precisa oferecer apoio para a região lombar e a borda frontal deve ser arredondada.

Já as mesas, independentemente do material, precisam ter a altura correta, ou seja, entre 54 e 74 centímetros. Nela, o cotovelo deve ficar de 3 a 4 centímetros abaixo da superfície.

O tamanho é importante, mas o indicado é aquele que cabe no seu espaço de trabalho e permita uma boa circulação no ambiente, além de acolher todos os seus materiais de trabalho.

  

Estimule a postura correta durante o trabalho

Para alcançar a ergonomia no home office, o trabalhador precisa permanecer com as costas eretas e totalmente apoiadas no encosto da cadeira.

Os joelhos e quadris precisam ficar em um ângulo de 90º, sempre com os pés encostados no chão. Quando o colaborador tem baixa estatura e, mesmo sentado, não alcança o chão com os pés, pode usar um apoio.

O topo da tela do monitor ou do notebook deve permanecer alinhado horizontalmente aos olhos. Já a distância da tela precisa ser de 50 a 75cm.

Faça pausas e alongamentos durante a jornada de trabalho

A concentração é fundamental no home office, mas ela pode ser afetada quando o corpo não consegue relaxar.

Isso costuma ocorrer quando o colaborador permanece por muitas horas na mesma posição. O fato é que, por mais que se adote uma postura ergonômica, é necessário fazer pausas para estimular os músculos e a circulação sanguínea.

O colaborador deve, no máximo, a cada 2 horas, levantar-se e caminhar. Ele pode aproveitar para beber água ou ir ao banheiro. Vale até ir à janela para ver o movimento da cidade ou fazer um carinho no animal de estimação.

A pausa, entretanto, deve ser para os olhos e para a mente. Não vale se distrair com o celular, pois o excesso de tela durante o dia pode causar vista cansada.

Outra ideia é fazer alongamentos, esticando braços, pernas e costas. Se o profissional digita bastante, pode exercitar punhos e mãos com a ajuda de utensílios terapêuticos.

Viu como é importante ter ergonomia no home office? Se a sua empresa busca oferecer mais qualidade aos colaboradores durante o expediente em casa, pode apostar nas dicas acima.

Por falar em dica, aqui tem uma extra: o mobiliário ergonômico não precisa ser comprado. Seguindo a tendência do consumo sustentável e priorizando investimentos inteligentes, há a possibilidade de assinar móveis novos em planos de 12 a 36 meses.

Quer saber como?

Conheça as soluções da Riccó para que seus colaboradores atuem em home office com a estrutura necessária.


Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Escreva o seu comentário

Leia Mais

Abrir Conversa
Olá! Como podemos te ajudar?