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Como liderar uma equipe que está trabalhando remotamente?

Veja a seguir como liderar a distância, fazer o acompanhamento de colaboradores e tornar o trabalho remoto uma experiência positiva.

Muitas empresas colocaram seus trabalhadores em home office por tempo indefinido em decorrência da pandemia de Covid-19. Embora o trabalho em casa não seja uma novidade, muitos funcionários e gestores estão separados e atuando fora do escritório pela primeira vez.

Em um cenário ideal, as políticas de trabalho remoto são abrangentes, definidas com antecedência e envolvem treinamento e adaptação à estrutura de home office. Mas, agora, em tempos de crise e de circunstâncias dinâmicas, esse nível de preparação torna-se inviável. A saída é encontrar fórmulas simples e efetivas de como liderar uma equipe para melhorar o engajamento, o comprometimento e a produtividade.

Veja a seguir como liderar a distância, fazer o acompanhamento de colaboradores e tornar o trabalho remoto uma experiência positiva.

Supervisão individual

Os melhores líderes têm um ponto em comum: eles individualizam o acompanhamento dos trabalhadores. Quando se trabalha a distância, no entanto, é preciso adaptar essa supervisão. Pedir a cada pessoa da equipe que descreva suas preocupações sobre o fluxo de trabalho, sua resposta emocional à situação e sob quais condições têm melhor desempenho.

Nenhum líder – e ainda mais neste momento de pandemia – deve generalizar respostas para a equipe. É preciso individualizar para obter o melhor de cada funcionário.

Comunicação constante

Quem está em home office pela primeira vez pode se sentir isolado, solitário e sem informações pertinentes sobre o seu desempenho no trabalho. Reuniões curtas e semanais por videoconferência funcionam para manter uma comunicação honesta e transparente.

Além de manter as pessoas bem informadas, o gestor deve habilitá-las na tomada de decisões. Uma forma importante de fazer isso é apoiar os funcionários em reuniões remotas.

Chamadas por videoconferência: converse semanalmente com os colaboradores.

Nem toda reunião precisa ser 100% negócios! Não há problema em descontrair e se divertir um pouco para aliviar o clima.

Definição de expectativas

Deixar o colaborador remoto sem saber o que a empresa espera dele é um começo ruim e, com o tempo, só tende a piorar. Os gestores devem deixar as expectativas muito claras sobre o trabalho a ser feito, o padrão de qualidade e o prazo.

Também é dever dos líderes informar como o propósito da empresa será cumprido mesmo com o time inteiro (ou boa parte dele) em home office: “para manter os clientes engajados, vamos continuar fazendo isso”, ou para manter nossos padrões de qualidade de entregas, aplicando aquilo, ou cumprir o nosso propósito continuando com tais ações.

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Confiança na equipe

Se a empresa contratou as pessoas certas, não há espaço para desconfiança, mas o gestor também não deve ignorar os funcionários. Eles precisam de contato regular, especialmente os que estão em home office pela primeira vez.

Mesmo que eles não exponham dificuldades ou problemas, é dever do líder saber como estão, e não isolá-los em uma ilha, e descobrir o equilíbrio entre o excesso e a escassez.

Em empresas não familiarizadas com o home office, ainda podem surgir apreensões, levando os gestores a pensar se os funcionários estão realmente trabalhando. Embora sejam preocupações válidas, com esforço e planejamento elas podem ser evitadas.

Essas aflições naturalmente desaparecem quando se tem uma relação de confiança e respeito entre líderes e colaboradores e quando há uma compreensão clara dos objetivos da empresa, dos resultados que todos estão tentando alcançar e como o papel de cada um é importante para esse ciclo funcionar.

A migração para o formato home office é apenas uma das transformações nos ambientes de trabalho com a pandemia de Covid-19. Mantenha-se informado com os nossos conteúdos. É muito simples, basta assinar nossa newsletter!


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