Menu Riccó

Blog Para empresas

Saiba o tamanho ideal do espaço de escritório

“Descubra o tamanho ideal para o seu espaço de escritório com dicas da Riccó Móveis, combinando qualidade, inovação e design sofisticado para criar ambientes funcionais, seguros e confortáveis. Leia mais.

Capa post Tamanho Ideal do Escritório - Riccó Móveis

Abrir um escritório é um processo complexo que envolve a busca por um endereço estratégico, com bom acesso a vias e redes de transporte e infraestrutura. Além disso, também é preciso calcular bem o espaço de escritório, os móveis que serão inseridos e definir as regras para organizá-los.

Como tudo o mais que se refere ao escritório, o espaço ideal recomendado também possui regras bem definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Confira a seguir como calcular o tamanho ideal do espaço de escritório e quais móveis são os mais populares para este ambiente!

Como calcular espaço de escritório

A ABNT define regras bem claras sobre o espaço do escritório a fim de garantir segurança, saúde e conforto para os trabalhadores. Um escritório mal iluminado, sujo e apertado prejudica não só o trabalho das equipes, mas também a saúde de seus integrantes, o que resulta em prejuízos para a empresa sob diferentes aspectos. Segundo normas da ABNT, a proporção a ser respeitada é de um funcionário para cada 7 metros . O mercado ainda usa outros padrões tendo por base estes cálculos.

Nesse sentido, alguns exemplos são: o escritório tradicional super deve possuir entre 12 e 15 m² e o escritório tradicional padrão entre 10 e 12 m². Já uma estação de trabalho de supervisor deve ter área entre 6 e 10 m². É importante lembrar que estes cálculos não incluem áreas comuns como cozinha, banheiros e corredores. Mas estes espaços devem ser incluídos.

Para saber qual é o caso da sua empresa, é importante se fazer algumas perguntas. Tais como: quantos funcionários ela possui hoje e pretende empregar no próximo ano? Os novos funcionários serão executivos ou administrativos? Qual é o modelo de trabalho predominante (presencial, híbrido ou home office)? Quais são as necessidades dos atuais funcionários e quais móveis as atende melhor (mesa individual, posições flexíveis, mesa coletiva, poltronas, etc)?

Design do espaço de escritório 

Após o cálculo correto do espaço de escritório, o próximo passo é decidir qual será o layout deste espaço. É importante que este espaço reflita os valores e prioridades da empresa. 

Existem diferentes layouts para espaços corporativos. Um deles é o tradicional, com paredes dividindo diferentes cômodos e divisão das equipes em diferentes espaços. Outro layout possível é o totalmente aberto, sem divisórias e no qual diferentes equipes trabalham juntas. Por fim, outro layout é o que mistura ambos: com espaços abertos divididos em nichos e algumas salas fechadas.

Para definir um bom layout, é preciso saber com detalhes como os funcionários utilizam este espaço e o que os faz sentirem conforto e segurança. Não se esqueça de colocar áreas de descanso no escritório, já que momentos de pausa são estratégicos para eles recuperarem o foco e renovarem ideias.

Características essenciais

Um bom escritório moderno deve apresentar algumas características básicas. Uma delas é a sua funcionalidade: ele deve atender às necessidades das empresas e dos funcionários. Além disso, um bom escritório também deve ser seguro (a fim de impedir ou reduzir ao máximo o desenvolvimento de problemas de saúde em seus funcionários).

O conforto também é fundamental para acomodar bem funcionários e clientes. Por fim, o espaço corporativo deve ter flexibilidade (algo cada vez mais relevante no mundo contemporâneo, especialmente para quem adota trabalho híbrido) e transmitir a identidade da empresa.

Espaço de escritório com a Riccó

Com 147 anos de experiência no mercado moveleiro brasileiro, a Riccó é uma das empresas mais consolidadas nesta área no país. Ao longo de nossa história, nos adaptamos às transformações vividas no mercado de trabalho, bem como inovamos o mercado moveleiro nacional.

Sabemos que reconhecer qual é o espaço de escritório mais adequado para a sua empresa é desafiador. Mas a nossa experiência e a qualidade dos nossos móveis facilitam essa experiência mais fácil, deixando o escritório do jeito que a empresa e os funcionários precisam.

Um móvel estratégico da Riccó para otimizar o espaço do escritório é o Armário Locker. Além de garantir segurança e privacidade aos usuários, ele pode armazenar  documentos e outros itens importantes. Ele também se transforma em estante para objetos decorativos, o que dispensa a necessidade de ter outro móvel para este objetivo.

A nossa Club Chair é uma poltrona multiuso para escritório, sendo ótima para criar espaços mais flexíveis e otimizar a organização deste ambiente. Sendo  extremamente versátil, ela pode aparecer em como salas de aula ou treinamento, reuniões informais e recepções.

Recentemente, lançamos a Linha Ofis em nosso aluguel de móveis. A mesa de reunião Ofis Orgânica é extremamente versátil, sendo estratégica para montar uma bom escritório já que pode ficar em áreas colaborativas, salas de reunião tradicionais ou espaços informais no open space do escritório. 

Outro modelo de assento que se destaca na Riccó é a Cadeira Next giratória, líder no segmento corporativo. Além de garantir segurança e conforto, ela possui  regulagem de altura e encosto em tela mesh, o que garante maior conforto para a área lombar.

Inovação Riccó

É importante lembrar que, além de vender, também alugamos móveis – um serviço inovador no Brasil. Os móveis da Riccó se destacam por sua qualidade, ergonomia e design sofisticado, atendendo às necessidades de empresas de todos os portes e segmentos.

Em nosso site, você pode escolher os melhores móveis para trabalho presencial, além de simular o custo de alugar móveis e solucionar dúvidas com nossos especialistas. E acompanhe nossas redes sociais para se manter por dentro das últimas novidades e tendências do mercado de móveis!


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados