Menu Riccó

Blog Para empresas

4 dicas para a organização do escritório

A seguir, vamos te dar algumas dicas para fazer isso no escritório e indicar quais móveis da Riccó são os mais adequados nesse processo. Boa leitura.

Montar um bom escritório exige organização e um projeto arquitetônico harmônico com o espaço físico e os móveis. Isso é especialmente verdade quando se pensa em um escritório pequeno. Nesse contexto, é essencial cuidar não só da organização do escritório, mas também em como otimizar esse espaço. A

seguir, vamos te dar algumas dicas para fazer isso no escritório e indicar quais móveis da Riccó são os mais adequados nesse processo. Boa leitura!

Importância da organização do escritório

O escritório é um ambiente marcado pela presença e circulação de diferentes pessoas exercendo atividades diversas (produzir documentos, participar de reuniões, atender ligações telefônicas, entre outros exemplos). 

Por isso, é fundamental que ele seja organizado, pois isso garante produtividade e agilidade. Afinal, não se pode interromper uma reunião ou elaboração de um relatório porque não se encontra algum objeto ou documento. Outro fator importante é: saber exatamente onde encontrar cada item também impacta diretamente a  capacidade de as equipes manterem a concentração.

Nesse sentido, a organização do escritório também garante a preservação de documentos e equipamentos importantes (que ficam muitas vezes expostos ao desgaste provocado por umidade, tempo ou incidentes de trabalho). Isso garante continuidade no trabalho e evita gastos financeiros para o reparo de aparelhos como notebooks e smartphones.

No que se refere à otimização do espaço, isso é fundamental para garantir conforto e segurança. É preciso haver um espaço adequado para as pessoas permanecerem e circularem, evitando acidentes que coloquem a sua segurança e saúde física em risco. Por fim, otimizar o espaço de escritório é cada vez mais relevante para as empresas, já que isso reduz os custos com o aluguel e é mais adequado para aquelas que adotam o trabalho híbrido.

Otimização e organização do escritório: como fazer?

Uma pergunta comum para quem está montando ou reformando o escritório é: como fazer a organização e a otimização desse espaço? Existem alguns cuidados fundamentais nesse processo.  O primeiro deles é digitalizar o máximo de arquivos que estão disponíveis somente em papel. Além de garantir a preservação deles, isso reduz o espaço que tais papéis ocupam, o que facilita a organização do escritório. 

Aproveite para higienizar o espaço e retirar do escritório todos os papéis e objetos sem uso (como revistas velhas, caixas com pastas velhas, etc). Estes itens ocupam espaço e poluem o ambiente, favorecendo o acúmulo de poeira. Vale lembrar que é preciso refazer essa revisão e organização dos documentos periodicamente.

Para organizar os arquivos que precisam ficar impressos, separe-os por categorias e os organize em pastas, evitando que eles fiquem dispersos em gavetas. Vale colocar etiquetas em pastas e gavetas para agilizar a busca por um determinado item ou papel. 

Outra estratégia fundamental é estabelecer lugares fixos para cada item. E quais itens devem permanecer em cada lugar (por exemplo, os objetos mais utilizados devem permanecer com fácil acesso, na primeira gaveta ou em uma estante mais baixa).

Por fim, escolher bem os móveis é fundamental para garantir otimização e organização do escritório. É importante investir em mesas dobráveis, poltronas menores e móveis que aproveitem ao máximo a arquitetura do ambiente, como esquinas e curvas. Todas essas dicas são ainda mais importantes quando a empresa tem um escritório pequeno.

Móveis Riccó

O portfólio da Riccó é bastante diversificado, moderno e versátil, com os melhores móveis corporativos. Os nossos produtos estão disponíveis em diferentes modelos, cores e formatos, sendo recomendados para aprimorar a otimização e organização do escritório.

Um exemplo disso é o gaveteiro volante GPVM. Esse móvel é ótimo para quem precisa ter objetos pessoais e arquivos próximos ao seu local de trabalho. Com um design minimalista que o torna versátil e atemporal, esse gaveteiro organizador possui rodízios em sua base que facilitam a movimentação. Por fim, ele é compacto, o que reduz a necessidade de espaço.

Já a Club Chair é uma poltrona multiuso para escritório ótima para criar espaços mais flexíveis e otimizar a organização do escritório. Este móvel é extremamente versátil, podendo aparecer em diversos espaços como salas de aula ou treinamento, reuniões informais, recepções, auditórios, entre outros exemplos.

Outro móvel da Riccó estratégico para otimizar espaço é o nosso armário Locker. Além de garantir segurança e privacidade aos usuários, ele é recomendado para o armazenamento de documentos e outros itens importantes. E ainda se transforma em estante para objetos decorativos, o que retira a necessidade de ter outro móvel para esta finalidade.

Por fim, as mesas rebatíveis são perfeitas para salas de treinamento ou salas multiuso, já que são fáceis de armazenar, possuem rodízios para facilitar a movimentação e são modulares. Tudo isso permite alterar o layout da sala de acordo com o uso do momento. Vale ressaltar que os pés dessas mesas possuem rodízios e travas, para evitar a movimentação durante o uso. E o rebatimento facilita o armazenamento das peças na posição horizontal, o que economiza muito espaço.

Conforto e qualidade Riccó

A Riccó possui 147 anos de experiência no ramo moveleiro e sabe como os móveis impactam diretamente a otimização e a organização do escritório. Isso é ainda mais importante para empresas que adotam o modelo de trabalho híbrido ou possuem escritório pequeno.

Alguns fatores são essenciais para organizar o escritório, tais como: digitalizar arquivos e guardar somente os estritamente necessários em papel de forma organizada em pastas. Além disso, é preciso definir um lugar fixo para diferentes objetos e escolher móveis versáteis, dobráveis e multifuncionais, que aproveitem ao máximo o espaço do escritório.

A Riccó possui móveis com ótimo acabamento e durabilidade, disponíveis em diversos modelos e materiais, sendo por isso estratégicos na organização do escritório. Além disso, somos pioneiros no ramo de aluguel de móveis de escritório e ainda oferecemos o descarte sustentável de móveis corporativos para nossos clientes.

Você nunca alugou móveis corporativos antes? Basta acessar o nosso site para solucionar dúvidas com um de nossos especialistas e simular o preço do aluguel. Além disso, você pode acompanhar as últimas novidades do ramo moveleiro em nosso blog e nos seguir em nossas redes sociais!


Produtos


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados