Menu Riccó

Blog Para empresas

Como promover saúde e bem estar no ambiente de trabalho

Confira no texto a seguir como promover saúde e bem-estar no ambiente de trabalho e quais são os móveis Riccó mais recomendados para isso.

Garantir o conforto e o bem-estar no ambiente de trabalho deve ser uma preocupação básica de qualquer empresa. Antes, essa ideia de bem-estar era comumente restrita ao salário. Mas hoje essa concepção é cada vez mais ampla e envolve diferentes fatores como o modo de organização do trabalho e das relações, o espaço físico do escritório, carga horária e flexibilidade, entre outros exemplos.

As transformações vividas pelo mercado de trabalho na última década reconhecem a responsabilidade de as empresas buscarem oferecer a melhor experiência possível para funcionários e colaboradores. Confira no texto a seguir como promover saúde e bem-estar no ambiente de trabalho e quais são os móveis Riccó mais recomendados para isso!

Importância do bem-estar no ambiente de trabalho

O bem-estar no trabalho reflete diretamente na produtividade e na qualidade do trabalho desenvolvido por cada profissional. Esse bem-estar também é fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável, onde prevaleça a cooperação, a organização e a harmonia.

Por isso, as empresas precisam estar atentas a todos os fatores que contribuem para garantir esse bem-estar. Isso envolve o modo como o espaço físico é estruturado (com móveis e equipamentos seguros e de qualidade e espaço físico suficiente para todos os funcionários). E as regras de convivência e organização do trabalho (carga horária que permita aos funcionários conciliar trabalho e vida pessoal, política flexível de horários, comunicação clara e assertiva, entre outros exemplos).

Confira a seguir fatores importantes para garantir o bem-estar no ambiente de trabalho.

Interação entre equipes e funcionários

Uma boa interação entre diferentes funcionários e equipes é fundamental para construir o bem-estar no ambiente de trabalho. Essa interação é feita desde a criação de soluções para problemas até a execução de projetos que envolvem o trabalho de diferentes equipes.

Por isso, é importante que a empresa otimize a comunicação entre equipes e funcionários, a fim de alinhar expectativas e organizar cada etapa dos trabalhos realizados conjuntamente. Além disso, estimular que decisões sensíveis sejam tomadas por uma maior coletividade, com representantes de cada equipe. Tudo isso é fundamental para promover a saúde mental no trabalho.

Política de feedbacks e plano de carreira

Boas empresas estão atentas às avaliações de seus funcionários. É a partir de uma boa política de feedbacks que ela percebe quais processos precisam ser corrigidos ou abandonados a fim de alcançar os objetivos traçados. 

Essa política também é importante para alinhar as expectativas entre empresa e funcionários e permitir a eles avaliar o ambiente de trabalho e a reivindicar melhorias que consideram essenciais sem medo de serem penalizados. A abertura da empresa para ouvir funcionários os fazem se tornar agentes cada vez mais ativos de mudanças positivas para a corporação.

Associado a uma boa política de feedback, é fundamental oferecer um bom plano de carreira. Alguns mecanismos eficientes para garantir isso são promoções internas, reconhecimento e aumento salarial. Isso aumenta a sensação de pertencimento do funcionário e o motiva a se dedicar com mais dedicação.

Princípios ergonômicos

O bem-estar no ambiente de trabalho também está diretamente relacionado ao quanto a empresa respeita princípios ergonômicos. Eles se referem às condições físicas básicas para que os funcionários trabalhem com conforto e segurança, evitando ou reduzindo dores ou lesões após horas de expediente. Para isso, é essencial oferecer equipamentos seguros (desde computadores, notebooks, celulares, telefones, telas, etc) até móveis confortáveis que respeitem os princípios ergonômicos. 

Alguns deles são: assegurar uma postura confortável durante o trabalho e um posto de trabalho adequado ao tipo de atividade exercida. Além de reduzir ao máximo os esforços físicos excessivos, organizar pausas durante o expediente, eliminar a repetição excessiva de movimentos e tarefas. 

Por fim, garantir condições ambientais sem risco e confortáveis (como iluminação, temperatura e silêncio) e oferecer equipamentos e móveis ergonômicos. Conjuntamente, essas condições favorecem a saúde mental e física das equipes.

Móveis ergonômicos Riccó

A Riccó atua há 147 anos no mercado moveleiro brasileiro, sendo uma das empresas mais consolidadas no ramo. Oferecemos móveis ergonômicos que se destacam por seu conforto, durabilidade e qualidade. Assim, atendemos empresas de diferentes portes e segmentos e garantimos bem-estar no ambiente de trabalho.

Um dos móveis Riccó ergonômicos que mais se destacam para o contexto corporativo é o nosso Sofá Mov, que  dá suporte para atividades individuais ou em grupo e possui diferentes opções de modulações. O seu assento é mais alto e menos profundo, o que garante posicionamento adequado aos funcionários. Outra vantagem é que esse móvel está disponível em diferentes layouts. 

Outro móvel ergonômico de destaque na Riccó é a nossa Cadeira Next. Líder no segmento corporativo, essa cadeira de escritório ergonômica é giratória e possui suporte para a área lombar com regulagem de altura e encosto em tela mesh. Isso garante conforto térmico e flexibilidade de movimentos, aliando assim bem-estar e segurança. A nossa cadeira HS também se destaca, pois combina perfeitamente ergonomia e sofisticação, sendo perfeita para quem busca alta performance em longas jornadas de trabalho.

Outro assento ergonômico bastante procurado por empresas é nossa poltrona confortável Eros, toda estofada e com design robusto. Esse móvel reúne conforto e versatilidade, podendo ser colocado em salas de reunião informais, sala de diretoria e áreas colaborativas. 

Para garantir um ambiente silencioso no trabalho, outro móvel estratégico da Riccó  é a Cabine Nido. Solução ideal para quem permanece horas do expediente em videoconferências, essa cabine impede que haja interferências de ruídos vindos do ambiente exterior. Outro benefício é que este móvel ocupa espaço reduzido, o que garante espaço suficiente para a circulação de funcionários, promovendo conforto no escritório. A Cabine Nido também está disponível em modelos individuais, para 2 ou 4 pessoas.

Bem-estar no ambiente de trabalho com a Riccó

A Riccó acompanha as novidades no mercado de trabalho e adapta seus móveis para atender às necessidades das empresas e dos funcionários. Sabemos os desafios de criar um ambiente de trabalho seguro e confortável e como isso impacta na qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipes e, consequentemente, nos resultados das empresas.

Diferentes fatores ajudam a criar bem-estar no ambiente de trabalho. Desde o incentivo à boa interação entre diferentes funcionários e equipes, a criação de plano de carreira e uma boa política de feedbacks até o respeito aos princípios ergonômicos a fim de reduzir desgastes e garantir segurança.

Em nosso site, você pode falar com um de nossos especialistas para solucionar dúvidas. Além de simular o preço de aluguel de móveis para empresas e ver descrições detalhadas de cada um de nossos produtos. Por fim, acompanhe em nosso blog as últimas novidades no mercado de imóveis e nos siga nas redes sociais!


Produtos


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados