Menu Riccó

Para empresas Blog

4 ideias de decoração de escritório

Muita gente pensa que decorar bem um espaço busca somente deixá-lo mais bonito. Mas a decoração traz outros benefícios além […]

Muita gente pensa que decorar bem um espaço busca somente deixá-lo mais bonito. Mas a decoração traz outros benefícios além deste, tais como proporcionar maior conforto e bem estar, garantir praticidade e garantir saúde. A decoração de escritório ganha ainda mais relevância, sendo essencial para garantir produtividade, concentração e bem estar.

É nesse espaço onde se passa pelo menos um terço do dia, por isso é essencial evitar ambientes mal iluminados, apertados e desorganizados. Confira a seguir algumas ideias para decoração de escritório para deixar esse espaço ainda mais organizado e bonito!

Organização do espaço

O ambiente de trabalho precisa ser limpo e organizado, caso contrário, é impossível manter a concentração e a produtividade. A organização se refere não só à forma como os objetos são agrupados, mas também se você pode circular com facilidade pelo ambiente.

Um item interessante são os murais de recados, pois eles ajudam cada equipe a começar o expediente sabendo quais atividades deverão ser feitas naquele dia, quais resultados devem ser entregues e os horários de cada reunião.

É importante ter mesas com gaveteiros, para ajudar a organizar papéis e materiais de escritório. O gaveteiro móvel GGV3 é compacto, possui design minimalista e elegante, apresenta rodas em sua base, o que facilita o seu deslocamento. Esse modelo garante agilidade e praticidade para a decoração de escritório.

Os armários locker também são estratégicos, já que podem ser usados para concentrar e organizar diferentes itens e documentos. O seu design é atemporal e personalizado, o que o torna bastante versátil para ser inserido nos mais diversos projetos decorativos.

Esses itens do mobiliário devem ser organizados de forma estratégica, a fim de garantir uma boa circulação de pessoas entre mesas e cadeiras, incluindo em salas de reuniões. Por fim, é possível investir em caixas organizadoras, que contribuem para a organização e decoração do ambiente de trabalho de forma simples.

Iluminação

A iluminação constitui um aspecto fundamental na decoração de escritório. Ambientes corporativos com iluminação excessiva ou escassa não só prejudicam o desempenho da equipe, mas também causam problemas de saúde como cansaço visual, irritação nos olhos e manchas na pele.

A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) é a legislação brasileira que define as regras de ergonomia, incluindo a iluminação nos ambientes de trabalho. De acordo com ela, uma boa iluminação é caracterizada como sendo difusa e uniforme, projetada para evitar sombras, contrastes e ofuscamento. Uma má iluminação possui cor inadequada (com tons azulados), mau direcionamento, distribuição incorreta da intensidade luminosa e equipamentos danificados ou em mau funcionamento.

A NR 17 recomenda o maior aproveitamento possível da luz natural. Além de ser a mais adequada para o organismo humano, ela ainda garante economia na conta de luz elétrica. Quando for necessário utilizar luz artificial, deve-se utilizar a de cor branca. Ambientes com uma iluminação confortável possuem luzes amareladas e quentes.

Para o escritório, o melhor é utilizar lâmpadas do tipo LED e com fluxo luminoso entre 500 e 750 lux. Confira todas essas informações antes de comprar lâmpadas e luminárias. Além disso, invista em janelas grandes (que também garantem boa circulação de ar e, consequentemente, conforto térmico) e cortinas em tons claros.

Plantas

O ambiente de trabalho é voltado para a resolução de problemas, o que pode gerar conflitos e ansiedade. Nesse contexto, a decoração de escritório é fundamental para proporcionar o máximo de bem estar, reduzindo o estresse.

Por isso, inserir plantas e folhagens nesse espaço faz a diferença, pois garante mais conforto, vida e beleza. A presença de plantas pode reduzir o estresse em até 12%, de acordo com a Revista Exame, além de reduzir a poeira e a poluição e aumentar a umidade do ar atmosférico.

As plantas mais indicadas para escritórios são aquelas mais adaptadas à sombra ou meia-sombra – ou seja, que precisam ficar expostas entre duas e quatro horas por dia ao sol.

Móveis de escritório

Outro aspecto fundamental é a escolha de bons móveis para permitir aos funcionários ter uma jornada com saúde e concentração. Isso faz com que os móveis devam ser confortáveis e funcionais.

Por isso, é necessário investir em uma boa cadeira de escritório ergonômica para garantir a produtividade e a saúde. A Riccó possui cadeiras ergonômicas em diferentes estilos, cores e com diversas possibilidades de ajuste.

Para ambientes corporativos, destacam-se a poltrona Doppio (ideal para lounges, escritórios, auditórios e áreas colaborativas) e a cadeira Folk (com design minimalista, ótimo acabamento e assento e encosto revestidos em tela especial).

Já as cadeiras Next (best seller da Riccó) e a HS (com modelo sofisticado e adequado para longas jornadas de trabalho) podem ser destinadas tanto para escritório quanto para home office.

Uma dica simples é investir em móveis de escritório mais largos se o escritório possuir uma área ampla. Para decoração de escritório pequeno e home office, é mais estratégico optar por móveis nos espaços verticais, como prateleiras.

Ao adquirir móveis, leia as recomendações dos fabricantes para mantê-los em bom estado e aumentar a sua durabilidade. Também importante não deixar o ambiente de trabalho monótono, por isso invista em itens decorativos e alguns móveis em cores mais vibrantes, como azul, laranja e verde água.

Riccó

A Riccó possui 146 anos de experiência no mercado de móveis brasileiro. Somos uma empresa referência neste segmento, reconhecida por aliar produtos de qualidade, versatilidade, adaptabilidade e inovação.

Somos a evolução do escritório, acompanhando todas as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, desde escritórios até home office. Ainda somos pioneira no ramo mobiliário “as a service” e oferecemos serviços como compra e armazenamento de móveis usados, assinatura de móveis, entre outros exemplos.

Em nosso site, você pode ver descrições detalhadas de cada um de nossos produtos; E também falar com nossos especialistas e acessar um simulador para verificar se é mais vantajoso para você comprar ou alugar imóveis por assinatura.

Além disso, desenvolvemos novos tipos de serviços como armazenamento e compra de móveis usados, logística reversa, móveis por assinatura, entre outros exemplos. Acompanhe  em nosso blog as últimas novidades no mercado de imóveis e nos siga em nossas redes sociais!


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados