Menu Riccó

Blog Para empresas

Retorno ao escritório: móveis para o trabalho presencial

Exploramos as mudanças no retorno ao trabalho presencial e destacamos os móveis essenciais para otimizar espaços e garantir conforto. Leia agora as soluções da Riccó, alinhadas às novas dinâmicas corporativas.

O modelo de trabalho home office se popularizou ainda mais após a Covid-19. Porém, após a disseminação da vacina, muitas empresas estão voltando ao modelo de trabalho presencial. Isso alterou as dinâmicas de trabalho no escritório, já que esse retorno exige a adaptação dos funcionários e das empresas sob diferentes aspectos.

Veja a seguir mais detalhes sobre como os modelos de trabalho adotados por diferentes empresas no Brasil. Quais são os desafios desse do retorno ao escritório e os melhores móveis para o trabalho presencial.

Volta ao trabalho presencial

Embora o home office esteja mais popular hoje em comparação aos anos pré-pandemia, muitas empresas estão voltando ao modelo presencial no Brasil. É isso o que mostra a segunda edição da pesquisa “O Futuro do Trabalho no Brasil”, feita pelo Google Workspace e a IDC Brasil.

O levantamento, feito entre abril e junho de 2022, buscou saber quais os modelos de trabalho adotados por empresas atualmente. E mostra que 81% dos 1.258 entrevistados já voltaram de alguma forma ao trabalho presencial. Enquanto 25% estão de forma totalmente presencial e 56% adotaram o formato híbrido.  É importante pontuar que apenas 19% afirmaram trabalhar de forma totalmente remota. Os dados da pesquisa evidenciam que, no Brasil, a volta ao modelo presencial, pelo menos em alguns dias da semana, é uma tendência.

Mudanças nas dinâmicas de trabalho 

Mesmo com o regresso ao trabalho presencial, a dinâmica nos escritórios não é mais a mesma. Recursos que eram a regra no home office, como videoconferências com outras empresas ou clientes, passaram a ser usados agora também no trabalho presencial.

Além disso, as empresas devem se adaptar a alguns hábitos trazidos pelos funcionários que antes atuavam em home office. Um exemplo disso é a necessidade de espaços silenciosos. Em suas casas, os funcionários se acostumaram a trabalhar em ambientes sem ruídos e interrupções provocadas por colegas de trabalho. 

Por isso, neste retorno ao escritório, as empresas precisam repensar os layouts e terem booths para reuniões individuais ou até 3 pessoas e móveis ade1quados para o trabalho presencial. Isso evita que salas de reunião fiquem ocupadas por muitas pessoas, o que prejudica a dinâmica de reuniões e a concentração dos participantes.

No que se refere a manter o foco, é estratégico manter dois tipos de ambientes. Pontos de concentração onde são realizadas atividades rápidas e pontos cujo trabalho é mais duradouro. O primeiro pode ter móveis sem ergonomia completa, enquanto o segundo demanda móveis mais completos, com diferentes tipos de ajuste.

Nesse sentido, nas empresas que passaram a adotar o trabalho híbrido, ainda é preciso haver móveis multifuncionais que possam ser usados pelos funcionários de maneira rotativa. Esses móveis precisam apresentar ótimo custo-benefício e design inteligente, de forma a garantir espaço de circulação no escritório.

Móveis para o trabalho presencial 

Em 147 anos de existência, a Riccó é experiente em se adaptar às mudanças no mercado de trabalho. Transformamos nossos móveis e serviços para atender às necessidades de empresas e funcionários e acompanhar as mudanças ocorridas no modelo de trabalho.

Para criar espaços adequados para booths destinados a reuniões individuais ou de até 3 pessoas, garantindo um ambiente silencioso, a Cabine Nido é estratégica. Este móvel impede que ruídos vindos do exterior atrapalhem videoconferências. Outra vantagem deste móvel é o seu tamanho –  capaz de garantir conforto de quem o utiliza e dos outros funcionários que circulam pelo escritório. A Cabine Nido está disponível em modelos individuais e grupais (para 2 ou 4 pessoas).

Móveis para atividades rápidas

Para ambientes com atividades mais rápidas, o nosso sofá MOV é indicado pois apresenta diversas possibilidades de modulações. A linha MOV é uma coleção modular de sofás, mesas e painéis capazes de suportar  atividades grupais ou individuais e se adaptar a diferentes biotipos.

Outro móvel estratégico para esse tipo de ambiente é a poltrona multiuso Club Chair, líder em vendas já que é versátil e capaz de  tornar os ambientes mais flexíveis. Outra vantagem deste móvel é que ele otimiza o custo do m² do escritório. A Club Chair pode ser inserida em salas de treinamento e reuniões informais, além de recepções.

Por fim, a Poltrona Mov Seat também é referência na criação de espaços para  trabalhos e reuniões mais rápidas. Este móvel proporciona segurança e privacidade e possui um painel lateral que garante isolamento acústico parcial. Esta poltrona ainda possui diversas opções de acabamento, opcionais como painel lateral, elétrica e ponto USB embutidos, além de   nicho e mesa lateral rebatíveis.

Entre nossos móveis multifuncionais, destaca-se o locker com moldura, cujo design é inovador e está disponível em diferentes cores e estilos. Além de apresentar ótimo custo-benefício, esta peça possui uma moldura onde é possível colocar itens decorativos, o que contribui para deixar o escritório mais aconchegante.

Versatilidade Riccó

A Riccó acompanha as novidades no mercado de trabalho e adapta seus móveis para atender às necessidades das empresas e dos funcionários. Conhecemos os desafios de criar um ambiente de trabalho seguro e adequado para manter a concentração das equipes. E oferecemos móveis capazes de solucionar cada um deles.

Além dos móveis, oferecemos diversos serviços importantes para empresas. Como o estudo do novo layout dos escritórios, feito sem custo, e o aluguel de móveis, ótimo para as empresas testarem se as peças alugadas estão alinhadas com a cultura e o ambiente da empresa. Quando elas não estão, a empresa pode mudar o móvel escolhido, sem ter tido a necessidade de mobilizar um grande volume de capital para a compra de móveis.

Em nosso site, você pode escolher os melhores móveis para trabalho presencial, além de simular o custo de alugar móveis e solucionar dúvidas com nossos especialistas. E acompanhe nossas redes sociais para se manter por dentro das últimas novidades e tendências do mercado de móveis!


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados