Menu Riccó

Blog Para empresas

Poltrona confortável para escritório: modelos e como escolher

Confira a seguir as características mais importantes de uma poltrona confortável, dicas de como escolher modelos e os principais oferecidos pela Riccó.

Para trabalhar com concentração e eficiência, é preciso contar com móveis funcionais que garantam a segurança de todos os funcionários. Uma poltrona confortável é essencial nesse contexto e isso ficou ainda mais evidente com a popularização do home office desde o início da pandemia.

Uma dúvida comum para empresas de diferentes segmentos é: como escolher bons modelos de poltrona? Confira a seguir as características mais importantes de uma poltrona confortável, dicas de como escolher modelos e os principais oferecidos pela Riccó!

Poltronas x cadeiras

Primeiramente, é importante reconhecer algumas diferenças entre cadeiras e poltronas. As primeiras devem atender os requisitos de ergonomia – ciência que estuda as interações entre humanos, equipamentos e condições de trabalho e aplica teorias, métodos e dados para reduzir riscos, garantir bem-estar humano e bom desempenho do sistema como um todo. A ergonomia prioriza o conforto, evitando assim lesões em áreas como quadril, cervical, ombros, joelhos, além de tendinite nos punhos, entre outros exemplos.

Para ser considerada ergonômica, uma cadeira deve ter apoio para a cabeça e regulagem de inclinação a fim de garantir que o usuário tenha o monitor na linha de visão de seus olhos. Ela também deve garantir postura ereta, com o tronco apoiado em encostos reguláveis e os ombros também devem permanecer eretos. 

Além disso, os cotovelos devem ficar a uma postura de 90 graus em relação à mesa e alinhados aos punhos, que devem permanecer na mesma altura do teclado. E os joelhos também devem permanecer a 90 graus em relação ao quadril. Por fim, as coxas devem estar totalmente apoiadas no assento e os pés completamente apoiados no chão. Por atenderem os requisitos de ergonomia, cadeiras podem ter um uso mais amplo e diversificado do que poltronas.

Já este segundo tipo de móvel, muitas vezes, não atende todos os ajustes exigidos pela ergonomia (como apoio de cabeça e de braço ou ajuste de altura). Por isso, as poltronas são mais recomendadas para áreas colaborativas e contextos como reuniões mais informais ou trabalhos rápidos.

Importância de cadeira e poltrona confortável

Quem trabalha em escritório sabe que, sem uma cadeira confortável, é difícil manter a concentração e o rendimento. Permanecer em torno de 8 horas sentado trabalhando em frente ao computador requer funcionalidade e segurança.

Uma cadeira confortável é essencial para evitar o surgimento de problemas de saúde diversos, especialmente dores lombares e má postura. Segundo o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), doenças ortopédicas são as principais responsáveis por incapacitação temporária para o trabalho (ou afastamento). Isso mostra como esse tipo de móvel impacta diretamente a saúde e o bem-estar dos funcionários.

Vale lembrar que é preciso aliar bons móveis a uma iluminação e climatização adequadas dos ambientes. Além de fazer pequenas pausas ao longo do expediente para se alongar, relaxar o corpo e a mente para recompor as energias e evitar permanecer na mesma posição durante horas.

Como escolher poltrona confortável

Na hora de escolher modelos de poltrona, é importante considerar alguns fatores. Um deles é o conforto, que demanda assento e encosto maiores e feitos de materiais mais consistentes. Além da ergonomia, é essencial considerar a qualidade do acabamento (ou seja, pinturas, revestimentos e costuras). Eles impactam diretamente a durabilidade do produto, o que é primordial para o contexto corporativo. 

Móveis para escritório são distintos daqueles feitos para o ambiente doméstico, já que devem ter maior durabilidade, são utilizados por mais pessoas e devem atender biotipos mais diversos. Por isso, é primordial prestar atenção na qualidade do acabamento. Outro aspecto importante é checar se é fácil deslocar a poltrona e se ela é feita de materiais duradouros e fáceis de higienizar. 

Por fim, antes de escolher os modelos, é importante verificar como os usuários utilizam os móveis corporativos, incluindo a poltrona, e as características que consideram mais importantes em cada tipo de móvel durante o expediente. O modelo de poltrona varia de acordo com a função e as atividades exercidas.

Modelos de poltronas Riccó

A Riccó tem experiência na área de móveis corporativos e entende quais são as necessidades das empresas na hora de montar um escritório confortável e seguro. Dessa forma, possuímos diferentes modelos de poltronas para atender a cada uma delas.

A Poltrona Rondo entrega design e conforto e pode ser utilizada em escritórios, recepções e áreas colaborativas. Com um visual arrojado, esse móvel inova a decoração dos ambientes onde são inseridas e está disponível em diferentes cores.

Poltrona Seed é desenhada em camadas e se destaca por apresentar um design moderno. Sua primeira camada é composta  por uma concha com espuma de alta densidade revestida em tecido. E as almofadas são macias, com um desenho harmônico com o design do móvel, garantindo praticidade e conforto ao seu usuário.

Outra poltrona confortável é a Club Chair. Esse modelo é extremamente versátil e está disponível em diferentes cores. Esse móvel é adequado para escritórios, sendo capaz de se adaptar a ambientes diversificados como salas de treinamentos, além de auditórios e recepções. 

Conforto e qualidade 

A Riccó reconhece a importância de móveis confortáveis e modernos para garantir uma boa jornada de trabalho, reunindo saúde, produtividade e concentração. Com o crescimento de empresas que aderem ao trabalho home office, as empresas precisam se adaptar às novas realidades e contextos de trabalho. 

Móveis destinados ao ambiente corporativo apresentam diferenças em relação àqueles feitos para o ambiente doméstico: precisam atender biotipos mais diversos e apresentar grande durabilidade. Por isso, é essencial que as empresas busquem fornecedores acostumados a trabalhar com o mundo corporativo, que entendem as necessidades desse contexto e a robustez que tais móveis devem ter.

Ao longo de nossos 147 anos de história, nós diversificamos os modelos, materiais e acabamentos de nossos móveis, a fim de garantir ergonomia, funcionalidade e segurança e adaptar nossos produtos aos mais diferentes contextos corporativos. Além disso, somos pioneiros no ramo de aluguel de móveis de escritório e ainda oferecemos o descarte sustentável de móveis corporativos para nossos clientes.

Em nosso site, você pode falar com um de nossos especialistas para solucionar dúvidas e simular o preço do aluguel de móveis corporativos da Riccó. Além disso, acompanhe as últimas novidades do ramo moveleiro em nosso blog e nos siga em nossas redes sociais!


Produtos


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados