Menu Riccó

Blog Para empresas

Salas de descompressão: o que são e quais as vantagens

Veja a seguir o que são salas de descompressão, por que elas são essenciais no escritório e os melhores móveis Riccó para te ajudar a criar esse espaço na sua empresa. Boa leitura! 

Espaços organizados, com decoração alegre e espaços relaxantes. Essa é a descrição de um ambiente de trabalho. Cada vez mais, as corporações devem garantir um ambiente de trabalho confortável, acolhedor e seguro, a fim de aumentar a qualidade de vida e, consequentemente, o engajamento dos funcionários. Nesse contexto, as salas de descompressão ganham cada vez mais destaque.

O conceito de descompressão tem marcado cada vez mais os ambientes corporativos, já que ajuda as empresas a aumentar a produtividade com qualidade. Veja a seguir o que são salas de descompressão, por que elas são essenciais no escritório e os melhores móveis Riccó para te ajudar a criar esse espaço na sua empresa. Boa leitura! 

O que são salas de descompressão 

O conceito de descompressão é uma das grandes tendências do mundo corporativo atual e se relaciona à busca da conciliação entre trabalho e qualidade de vida. O ambiente de trabalho reúne fatores estressantes como metas e prazos a cumprir, capacidade de trabalhar bem em equipe e resolver problemas. Isso demanda da empresa algumas estratégias para reduzir a tensão e estimular pausas estratégicas.

Esse é o objetivo das salas de descompressão: ser um ambiente de descontração capaz de estimular a criatividade e permitir aos funcionários recuperar a sua capacidade de concentração. Essas salas também permitem quebrar a rotina do expediente em momentos de maior estresse. Isso é fundamental para que a equipe volte mais disposta e relaxada, o que pode ajudar na criação de soluções inovadoras e eficientes.

A ideia das salas de descompressão surgiram com força nas grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, tais como Google, Facebook, Apple e Amazon. A estratégia se mostrou eficaz e fez essas salas aparecerem em escritórios de empresas de outros portes e segmentos, tornando- se assim uma grande tendência no mundo corporativo atual.

Características das salas de descompressão 

Uma pergunta comum para quem está planejando a criação de salas em sua empresa é: quais são as características delas? Primeiramente, é importante pontuar que áreas de descompressão devem ser descontraídas e relaxantes. Isso é garantido pela decoração, pelos móveis e pelo modo como o espaço é organizado.

Dessa forma, é comum encontrar nesses espaços tapetes e sofás bem confortáveis, além de pufes, poltronas e objetos decorativos alegres e despojados. Os assentos devem ser individuais e coletivos, já que as salas de descompressão devem oferecer a oportunidade de os funcionários relaxarem sozinhos ou em grupos. Nesses espaços, também podem acontecer reuniões criativas.

Além disso, essas salas são mais coloridas e contêm aparelhos como videogame, TV, jogos de tabuleiro, redes e mesa de sinuca e pebolim. Também é possível oferecer alguns serviços como massagem rápida. Para a decoração, invista em quadros, espelhos, lousas e painéis para post it.

Outra característica marcante desses espaços é a existência de plantas e áreas verdes. A ciência já comprovou através de estudos como o contato com a natureza pode reduzir níveis de estresse e desgaste físico. Isso torna jardins verticais, por exemplo, bastante importantes em salas de descompressão. Por fim, também é comum que essas áreas  tenham geladeira ou áreas de alimentação, para garantir que ninguém volte ao trabalho com fome.

É importante lembrar a necessidade de entender bem as características e necessidades dos funcionários que vão utilizar esse espaço. Sem isso, as salas de descompressão podem se tornar espaços inabitados, o que as faz perder a sua utilidade. Além disso, é importante a cada equipe criar algumas estratégias para permitir aos funcionários desfrutar desse espaço a médio e longo prazo e não só de forma momentânea.

Vantagens das áreas de descompressão 

Essas áreas são estratégicas para empresas de diferentes segmentos e portes. Uma das razões para isso é que os funcionários se sentem vistos e valorizados. E isso tem impactos diretos sobre a satisfação com que eles trabalham e interagem entre si, além da qualidade do que entregam. Se eles sentem que a empresa se preocupa com o bem-estar deles, isso os estimula a se engajar para conseguir os melhores resultados e ter maior produtividade.

Outra vantagem das salas de descompressão é que, ao reduzir o desgaste das equipes durante o expediente, elas acabam por reduzir o número de casos de afastamento por estresse e outras doenças relacionadas.

Outro benefício é que áreas de descompressão estimulam a criatividade, a solução de problemas e maior interação com membros de outras equipes. Isso amplia as chances de o trabalho ser desenvolvido com mais integração e alinhamento entre diferentes grupos, o que impacta diretamente na qualidade do produto final.

Móveis de descompressão Riccó 

A Riccó atua há 147 anos no mercado moveleiro brasileiro, sendo uma das empresas mais consolidadas no ramo. Acompanhamos as mudanças vividas no mercado de trabalho e nas empresas nas últimas décadas e reconhecemos a importância de criar ambientes de trabalho acolhedores, confortáveis e relaxantes.

Para montar uma boa sala de descompressão, é essencial garantir assentos ergonômicos confortáveis. Por isso, o nosso puff global é ótimo para criar esse tipo de espaço. Com estofamento macio e área de assento grande, esse móvel é super confortável. E está disponível em diferentes formatos (oval, quadrado e redondo), sendo ótimo para criar ambientes descontraídos e despojados 

O nosso Sofá Mov também é estratégico para essas áreas, já que pode ser usado individualmente ou em grupo e  garante o posicionamento adequado aos funcionários. Esse móvel também aparece em diferentes layouts, permitindo assim a criação de um ambiente alegre e descontraído.

Outro móvel excelente para criar boas áreas de descompressão é a nossa poltrona Eros, toda estofada e com design robusto. Além de confortável, este móvel é bastante versátil, podendo aparecer em salas de reunião informais e áreas colaborativas. Por fim, a nossa lousa móvel  pode ser usada em momentos colaborativos e também nas áreas de  descompressão para jogos e desenhos!

Descompressão com a Riccó

A Riccó acompanha as novidades no mercado de trabalho e adapta seus móveis para atender às necessidades das empresas e dos funcionários. Por isso, sabemos os desafios de criar um ambiente de trabalho seguro e confortável e como isso impacta na qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipes e, consequentemente, nos resultados das empresas.

Nesse contexto, as salas de descompressão são cada vez mais importantes, já que permitem aos funcionários fazer pausas estratégicas durante o expediente e relaxar. Isso também aumenta a qualidade de vida, a concentração e a produtividade no dia a dia da empresa, além de reduzir o estresse e o desgaste.

Em nosso site, você pode falar com um de nossos especialistas para solucionar dúvidas e encontrar diferentes móveis para te ajudar a criar boas áreas de descompressão em sua empresa. Além de simular o preço de aluguel de móveis para empresas e ver descrições detalhadas de cada um de nossos produtos. Em nosso blog, acompanhe as últimas novidades no mercado de imóveis e nos siga nas redes sociais!


Produtos


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados