Menu Riccó

Dicas Blog

Postura incorreta no home office: quais as consequências para a saúde?

Entenda melhor como a postura corporal no home office influencia a saúde como um todo

A má postura se transformou em um problema de saúde e vem afetando o bem-estar e a qualidade de vida de inúmeros brasileiros. Em tempos de Covid-19 e home office, a postura incorreta tem suas consequências agravadas por dois motivos: as pessoas estão emocionalmente abaladas com o isolamento e nem todas possuem equipamentos adequados para o trabalho em casa.

Os efeitos da postura errada são sentidos em todo o corpo, causando dores de cabeça, nas costas e no pescoço, cansaço, limitações na respiração, problemas digestivos, cálculo renal e alterações de humor.

Continue a leitura para entender melhor como a postura corporal no home office influencia a saúde como um todo.

Aumenta as dores

Episódios recorrentes de dor de cabeça durante e após o expediente podem estar relacionados com uma postura incorreta. O fato é que muitas pessoas esticam o pescoço quando a tela do computador está mais alta do que deveria, o que provoca uma pressão desnecessária sobre os discos invertebrais da coluna cervical.

Essa pressão bloqueia a circulação do sangue, reduz a irrigação sanguínea no cérebro e desencadeia dores de cabeça.

Permanecer curvado por longos períodos é um fator de risco para dores nas costas, sentidas tanto nos músculos da parte superior e na região lombar. Para evitá-las, não trabalhe com o notebook no colo e escolha uma cadeira que deixe as costas retas e a cabeça alinhada com os ombros.

Outro problema decorrente de uma postura corporal errada no trabalho é a disfunção da articulação temporomandibular. Como a posição errada desalinha a coluna, também pode mudar o padrão de mordida e afetar a ATM.

Compromete a eficiência respiratória

O diafragma precisa de espaço na cavidade torácica para relaxar e contrair durante a respiração. Dessa forma, respirar melhor significa estar com o corpo alongado e em postura adequada.

A má postura e o desalinhamento da coluna vertebral podem comprometer a capacidade de respiração. Curvar-se para frente, por exemplo, comprime os pulmões e compromete a absorção do oxigênio, que é vital para o funcionamento do cérebro, coração e dos demais órgãos.

Altera o humor

A postura corporal incorreta prejudica não só a fisiologia, mas também afeta diretamente a saúde emocional.

Isso porque sentar com uma postura correta reduz a fadiga e mantém as pessoas focadas. Essa foi a conclusão de um estudo com 74 pessoas, que investigou os efeitos de uma postura certa e errada durante a leitura de um texto, seguido de um discurso. Os participantes que mantiveram as costas retas citaram maior autoestima, energia e bom humor.

Postura errada para trabalhar influencia no humor, na energia e na autoestima.

Atrapalha a digestão

Manter uma postura errada ao sentar hora após hora durante o home office exerce má influência sobre os movimentos peristálticos, que são importantes para a digestão. Isso acontece porque os órgãos abdominais são comprimidos e o intestino é pressionado pelo peso das costas.

Com o tempo, o metabolismo será duramente afetado, processando os alimentos com lentidão e desencadeando prisão de ventre.

Afeta a disposição

Sensação de cansaço e falta de disposição também estão entre os impactos negativos de ficar por horas com as costas curvadas para trabalhar. Essa postura inadequada tensiona ossos, músculos, ligamentos e articulações, fazendo com que o corpo se estresse mais e se canse com rapidez para manter seu funcionamento integral.

Dessa forma, manter uma boa postura, além de evitar tensões e dores desnecessárias, faz o organismo poupar energia para se manter ativo.

Um estudo da Universidade de São Francisco com 110 estudantes avaliou o efeito da postura corporal sobre os níveis de humor e energia. O resultado mostrou que os que caminhavam com as costas retas sentiam-se mais dispostos ao longo do dia, ao contrário dos que andavam curvados, que se queixaram de fadiga e depressão.

Prejudica a circulação sanguínea

Passar várias horas por dia sentado, e do jeito errado, aumenta o risco de problemas circulatórios, que podem levar à formação de varizes, especialmente entre as mulheres.

Previna-se fazendo pequenas pausas a cada hora e caminhe um pouco pela casa para desestressar o corpo e a mente. Depois, ao voltar, mantenha uma postura adequada, com as costas retas, os joelhos dobrados em 90 graus e os pés paralelos e encostados no chão.

Curvar-se para frente: posição interfere na circulação, digestão e respiração.

Piora problemas articulares

Desalinhamento da coluna e dos joelhos também fazem parte da lista de efeitos nocivos da má postura. Alguns distúrbios, como condromalácia patelar e síndrome da banda iliotibial, tendem a ser agravados se quando, ao sentar, o joelho não ficar dobrado num ângulo de 90 graus.

A importância da cadeira certa

A cadeira ideal para trabalhar em casa (ou no escritório) deve ter regulagem de altura, apoio para braços e rodízio.

Os apoios são úteis para manter os braços próximo ao corpo e em um ângulo de 90 graus para digitar ou escrever. Os joelhos precisam estar na mesma angulação e os pés devem sempre tocar o chão. Já o rodízio é importante para mover a cadeira sem entornar o corpo para procurar um objeto.

Compreendeu o valor da boa postura para a qualidade de vida? Manter uma posição confortável e segura para trabalhar em casa minimiza o estresse na coluna e nos músculos, garantindo maior produtividade e satisfação.

Utilizar equipamentos e acessórios ergonômicos é uma forma de prevenir dores e lesões durante o home office. Está precisando de uma cadeira para trabalhar em casa?  Conheça a Next, modelo líder de mercado.


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados