Menu Riccó

Blog Móvel por Assinatura

Assinatura X Aluguel? – Guia definitivo de diferenças

Confira as vantagens financeiras, fiscais e operacionais da assinatura de móveis da Riccó em nosso guia definitivo sobre as diferenças entre assinatura e aluguel. Conheça por que assinar é a escolha inteligente para sua empresa!

Projeta Syngenta - Studio BR 11 - Riccó Móveis

A Riccó já trabalha com a assinatura de móveis há mais de 8 anos e no último ano os contratos de assinatura duplicaram, mas ainda há muita dúvida entre as diferenças entre assinatura e aluguel de móveis.

O próprio termo de assinatura foi bastante difundido nos últimos anos com a possibilidade de assinar carros, computadores e até mesmo celulares. Mas quando falamos dos móveis, algumas dúvidas ainda surgem.

Aluguel X Assinatura

O aluguel de móveis é bastante comum há muitos anos principalmente quando falamos em móveis para eventos, festas ou até mesmo para escritórios em demandas rápidas e pontuais. Nestes casos, os móveis estão sempre prontos no galpão do fornecedor e o cliente precisa de adequar às cores, medidas e quantidades que existem prontas para serem alugadas.

O aluguel no ramo corporativo, faz muito sentido quando os móveis só serão necessários por 1 ou 2 meses como em momento de auditoria, treinamentos de equipe e durante períodos de obras. Nestes casos, o uso dos móveis possuem data para começar e data para terminar, e manter os mesmos como ativos da empresa geraria diversos custos como manutenção, custos legais e muitas vezes custo de armazenagem pois não há espaço destinado para estes móveis.

Já na assinatura, a empresa paga uma mensalidade fixa por um produto que será produzido especificamente para a sua demanda: os móveis são novos e a sensação é como a de compra, uma vez que os móveis nunca foram usados antes e são personalizados como a empresa precisar.
Por este motivo, os contratos de assinatura – diferente do aluguel -, são sempre para períodos longos como 12 ou 36 meses. Apesar do contrato ser longo, o cliente não fica refém dos móveis que alugou, podendo trocar ou devolver móveis durante o período do contrato. Estes pontos podem ser discutidos no momento do contrato para que o cliente tenha estes benefícios.

Assinatura ou leasing?

Outra confusão bastante comum é associar a assinatura de móveis com o leasing – modalidade muito comum nos Estados Unidos. No leasing, o cliente aluga o produto por um período e paga as mensalidades ao banco. Então, ao final do contrato, há a possibilidade de compra do produto.

No entanto, na assinatura o produto não fica disponível para venda ao fim do contrato. Isso porque ele pertence ao fornecedor, e o cliente contrata o serviço, mas sem o direito de compra futura.

Por que assinar e não comprar seus móveis?

Os benefícios em assinar os móveis do escritório são muitos: desde benefícios financeiros e fiscais até os operacionais. Outro ponto é que normalmente as empresas já alugam os imóveis onde montam seus escritórios, impressoras, frotas de carros, computadores e servidores. Entretanto com relação aos móveis ainda há muitas ressalvas. Seguem alguns pontos para serem considerados na hora de trocar seus móveis:

Vantagens financeiras: Já pensou em usar o valor que seria destinado aos móveis e fazer melhorias na sua empresa que realmente geram lucro? Costumamos dizer que nenhuma empresa nunca ganhou dinheiro comprando móveis. O rendimento do valor que seria investido nos móveis durante o período de contrato pode alavancar as ações de marketing, treinamento de equipe ou contratação de profissionais diferenciados. Estas ações muitas vezes ficam paradas por falta de verba.

Vantagens fiscais: A assinatura entra como uma despesa de serviço na empresa, que pode ter abatimento fiscal de até 36% no valor pago para a Riccó. Se a sua empresa opera em lucro real, muito provavelmente você pode ter acesso à este benefício. A mesma lógica é aplicada quando são feitas as assinaturas de carros, por exemplo.

Operacional: Além dos benefícios fiscais e financeiros diretos, a assinatura gera economia também quando falamos das ações do dia a dia que envolvem os móveis: manutenção, realocar os móveis, retirada e descarte dos móveis também são custos existentes que muitas vezes não são considerados. Com a assinatura da Riccó, todos estes custos já estão inclusos no valor da mensalidade paga.


Quer saber se a assinatura é pra você?

A Riccó conta com uma equipe de vendas, projeto e produto altamente qualificada e pronta para te ajudar a entender como a assinatura de móveis pode ser benéfica para a sua empresa. Você também pode acessar nosso simulador no site, onde você consegue entender quais seriam as diferenças financeiras entre assinar e comprar seus móveis. Entre em contato com a gente!

 


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados