Como aproveitar bem a área do escritório?
No artigo a seguir, você vai ver por que muitas empresas pagam pelo aluguel de uma área de escritório maior do que a que é usada efetivamente. E como aproveitar ao máximo a metragem do escritório. Ótima leitura
Criar e manter uma empresa é um processo complexo que envolve diferentes áreas do conhecimento: administração, contabilidade, marketing, logística, entre outros exemplos. A arquitetura e decoração também são fundamentais, mas muitas vezes menos reconhecidas. Algumas empresas se organizam financeiramente, desenvolvem ou vendem bons produtos e serviços, mas têm dificuldades em aproveitar a área do escritório.
No artigo a seguir, você vai ver por que muitas empresas pagam pelo aluguel de uma área de escritório maior do que a que é usada efetivamente. E como aproveitar ao máximo a metragem do escritório. Ótima leitura!
Definição de área por funcionário
Definir qual é a área adequada do escritório é uma tarefa desafiadora para muitas empresas, já que elas devem respeitar a legislação, além de garantir conforto e boas condições de trabalho. Mas, ao mesmo tempo, evitar gastar mais do que o necessário para alugar determinado espaço.
Por isso, antes de avaliar se a sua empresa está aproveitando a área do escritório, é preciso saber como é a regulamentação sobre isso. No Brasil, a definição do tamanho ideal para espaço de escritório é feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela prevê que a proporção de espaço para cada funcionário é de 7m².
Mensuração da área do escritório
Outro dado importante é que existem diferentes modos de mensurar um espaço e isso é fundamental no mercado imobiliário. No Brasil, uma métrica comumente utilizada é a Área Bruta Locável (ABL), definida como o espaço em metros quadrados brutos (sem descontos de espaços, a área disponível para locação). Em países como o Brasil, a medida para esta métrica é o metro quadrado (m²). Já nos Estados Unidos ou na Inglaterra, a mais comum é o pé quadrado (ou square feet).
Outra métrica que já é considerada tendência mundial no mercado imobiliário é a área BOMA (sigla inglesa para Building Owners and Managers Association). Esta entidade dos EUA reúne administradores e proprietários de imóveis e padronizou a mensuração de espaços disponíveis para locação.
A área BOMA define o espaço locável como resultado da soma entre a área privativa (particular do inquilino) e a divisão das áreas comuns utilizadas pelos locatários (exceto o fosso do elevador, escadas e áreas com serviços e equipamentos). Essa métrica é hoje a mais utilizada nas negociações do mercado corporativo.
Contudo, vale enfatizar que não existe resposta nem fórmula única para calcular o número adequado de funcionários para uma empresa e qual deve ser a área do escritório. Esses números dependem de vários fatores como o tipo de negócio, a fase da empresa, bem como seus objetivos e perspectivas de futuro.
Como aproveitar a área do escritório
Antes de escolher um espaço para o escritório, é preciso analisar dados como: quantos funcionários e colaboradores a companhia possui hoje e qual é a previsão de contratação no próximo ano? Outros aspectos importantes são: a empresa já utiliza trabalho híbrido ou home office, exigindo posições flexíveis? Ela precisa de espaços de recepção e salas de reuniões? Levantar de forma precisa como o escritório é utilizado pelas diferentes equipes é fundamental para dimensionar qual é a área do escritório adequada.
Em seguida, é preciso definir os pilares que vão guiar o uso do escritório. Para aproveitar bem a sua área, é preciso manter a organização. Caso contrário, a circulação de pessoas, a manipulação e o arquivamento de objetos e documentos físicos é prejudicada, o que dificulta o trabalho de todos.
Da mesma forma, outro aspecto fundamental para aproveitar a área do escritório é a escolha de móveis. Os ambientes corporativos privilegiam o uso de cadeiras, mesas, poltronas e armários e precisam aproveitar cada espaço do escritório, sem desperdício. Esse tipo de ambiente também precisa garantir conforto durante o expediente e deixar espaço para a circulação dos funcionários.
Móveis Riccó
A Riccó atua há anos no mercado mobiliário corporativo e sabe como garantir um escritório moderno e confortável, capaz de atender às necessidades de diferentes equipes, otimizando o uso da área do escritório. Para empresas que adotam trabalho híbrido ou permitem home office, uma boa estratégia é ter lockers no escritório. Esse móvel é estratégico para um bom armazenamento de documentos e outros itens importantes.
Por isso, o nosso locker com moldura é estratégico, pois garante isso e traz o conceito da marcenaria em uma peça industrial com ótimo custo-benefício. Outra vantagem dele é a possibilidade de personalizar cores e nichos e a sua moldura, que permite colocar itens decorativos e trazer o conceito residencial para o escritório.
Outro móvel importante para otimizar o uso do espaço do escritório é a nossa Plataforma C.O., mesa estilo bancada de trabalho que se destaca por sua flexibilidade de usos e funcionalidade. Além disso, esse modelo é ainda mais estratégico para as empresas que adotam trabalho híbrido, podendo ser utilizada tanto em escritórios abertos como em áreas reservadas.
Riccó: tradição e inovação
A Riccó possui 147 anos de experiência no mercado de mobiliários, sendo uma das empresas brasileiras mais tradicionais neste segmento. Reconhecemos a importância de aproveitar a área do escritório com eficiência para garantir boas condições de trabalho e não desperdiçar dinheiro com aluguel.
Ao longo de nossa história, diversificamos os modelos, materiais e funcionalidades de nossos móveis. Assim, unimos tradição e inovação ao nos adaptar às necessidades de diferentes tipos de empresas em diversos momentos. Além de comprar e armazenar móveis usados, somos pioneiros no ramo de aluguel de móveis de escritório. Por fim, trabalhamos com o descarte sustentável de móveis corporativos.
Em nosso site, você pode falar com um de nossos especialistas, simular o preço de aluguel de móveis para a sua empresa e ver descrições detalhadas de cada produto. Por isso, acompanhe as últimas novidades no mercado de imóveis em nosso blog e também nos siga nas redes sociais!
Produtos
Sobre o autor
Redação
Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!