Desafios do Marketing na Industria
Quer entender melhor quais os desafios do marketing na indústria? Então confira o que preparamos de dicas para quem atua no mercado B2C e B2B e não sabe por onde começar. Boa leitura.
Saber a estratégia ideal para usar na sua empresa é fundamental para os negócios funcionarem bem. E no Marketing, existem algumas diferenças entre o B2C (Business to Consumer) e o B2B (Business to Business). Enquanto um é direcionado para o cliente final, o outro, é direcionado para uma outra empresa, o que, às vezes, demanda uma dedicação muito maior na hora da venda e de impactar o seu consumidor final.
No B2B existem desafios particulares, com estratégias e características diferentes, onde a comunicação não acaba no ato da venda. Quer entender melhor quais os desafios do marketing na indústria? Então continue acompanhando, pois preparamos algumas dicas para quem atua no mercado B2C e não sabe por onde começar.
Comunicação Complexa
Um fator que dificulta a comunicação é não ter o contato direto da pessoa que detém a decisão de compra, pois nem sempre é ela que faz a pesquisa de valores, por isso é imprescindível ter as informações técnicas do produto, procure utilizar uma linguagem simples e direta, dando ênfase nos seus pontos fortes.
Como a tomada de decisão demanda mais tempo, é importante não cair no esquecimento do cliente, por isso a equipe de vendas e marketing precisam estar integradas, para gerar leads certeiros e entregar todas as informações que o cliente necessita.
Investimento de Mídia.
Diferente da mídia facilitada do B2C, onde fazemos um apelo mais emocional. No B2B você precisa ser mais racional e objetivo. Após fazer a qualificação dos leads, e entender como cada um dos seus clientes se comunica, você poderá decidir qual a melhor abordagem: redes sociais, e-mail marketing ou eventos corporativos. Novamente é imprescindível que o time de vendas e de marketing estejam alinhados, para poder realizar essas ações. Outro meio de investimento relevante são os blogs. Criar conteúdos que sejam de interesse do seu público alvo, como as melhores práticas dentro do trabalho, dicas de mercado onde seus clientes atuam, novidades, entre outros. Procure despertar a curiosidade, e trazer informações úteis, criando um vínculo entre o cliente e sua marca.
Valor de Oferta
Na maior parte dos serviços B2B, a experiência no mercado conta muito mais do que o valor do serviço em si. Um ótimo exemplo é a Riccó, que está há 146 anos no mercado moveleiro, e que além de produzir móveis de qualidade, está sempre inovando, e trazendo novos serviços de acordo com as necessidades de seus clientes. Como o Móveis as a Service, que você tem inúmeros planos de locação de móveis, podendo tornar o projeto dos seus sonhos realidade.
Os desafios do Marketing no B2B são grandes, porém se o seu time estiver alinhado, não há nada que você não possa superar.
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