Menu Riccó

Blog Para empresas

Área Colaborativa: o que é e como mobiliar

Conectando Ambientes de Trabalho: Descubra a Arte de Mobiliar Áreas Colaborativas para Elevar a Produtividade, Elegância e Conforto em seu Escritório. Da Recepção aos Lounges, Explore Exemplos Práticos.

A integração entre diferentes espaços no ambiente de trabalho contribui muito para proporcionar a sensação de unidade nas empresas. Por isso, é essencial garantir a existência de vários tipos de área colaborativa no escritório e escolher a decoração e móveis mais adequados para cada uma delas, favorecendo a concentração e a produtividade.

Alguns exemplos dessas áreas em empresas são recepção, sala de recepção, lounges, espaços de descompressão, entre outros. No texto a seguir, você vai ver como decorar e mobiliar essas áreas a fim de oferecer conforto, segurança e elegância para o escritório da sua empresa!

O que é área colaborativa?

Esse tipo de espaço no escritório pode ser estrategicamente criado para estimular a colaboração e motivar as pessoas a integrar grupos e colaborar com ideias e sugestões. Alguns exemplos clássicos de área colaborativa no escritório são sala de recepção,  copa, lounges e salas de descompressão. 

Criar esses espaços é desafiador, porque a empresa desconhece todas as pessoas que vão utilizá-los. Por isso, a corporação precisa não só criá-los e escolher bem os móveis e a decoração, mas também criar estratégias para permitir aos funcionários desfrutar das áreas colaborativas.

Recepção

Este é o primeiro espaço que visitantes, clientes e funcionários têm contato ao entrar em um escritório. Por isso, ela deve ser confortável, ampla, organizada e inovadora, para transmitir de forma imediata a imagem que a empresa deseja passar.

O Sofá Parc da Riccó é uma peça clássica e duradoura para o uso corporativo. Com pés metálicos super resistentes e diversas opções de acabamentos para o estofado, este móvel se adapta perfeitamente com diversos layouts. Disponível em 46  cores, ele também oferece acabamentos em tecidos das linhas crepe, Studio e Prime.

Outra opção para garantir uma ótima recepção é o nosso puff global oval, com estofamento super confortável e área grande de assento. Disponível em diferentes formatos (redondo, quadrado e oval), este modelo de puff foi desenvolvido para compor as mais diferentes áreas colaborativas nos escritórios, incluindo recepções. Há também a nossa Club Chair também é estratégica para criar áreas colaborativas, já que é um modelo extremamente versátil e pode se adaptar a recepções, auditórios e salas de reuniões formais e treinamentos.

Por fim, o sofá MOV apresenta diversas possibilidades de modulações dependendo da cultura do local de trabalho, da configuração do espaço onde será instalado e do fluxo de pessoas. A linha MOV é uma coleção modular de sofás, mesas e painéis que se adaptam às necessidades dos usuários e suportam atividades individuais ou em grupo. 

Lounges

Os lounges conectam pessoas, sendo ótimos para criar espaços de informalidade nos escritórios. Neles, os funcionários podem ter reuniões pequenas e rápidas, além de poder fazer pausas e lanches rápidos em algum momento do expediente.

A nossa poltrona Doppio é ideal para este tipo de ambiente, pois é inovadora e versátil (pode ser dobrada e possui acessórios opcionais e base com rodízios). Disponível em 47 cores, esse móvel é referência para áreas colaborativas e também podem aparecer em auditórios.

Salas de descompressão

O conceito de descompressão é uma das grandes tendências do mundo corporativo hoje e busca trazer qualidade de vida para o trabalho. Salas de descompressão buscam ser um espaço de descontração e criatividade no interior das empresas, permitindo aos funcionários relaxarem e recuperarem a concentração e a criatividade. A poltrona Eros é referência para criar essas salas, já que se trata de um móvel versátil e confortável, sendo toda estofada e apresentando design robusto.

Nesse mesmo sentido, só que se tratando de acessórios, a lousa móvel também e o cabideiro Forest também são ótimos para salas de descompressão. A primeira é excelente para reuniões casuais no escritório e possui rodízios e lousa dos dois lados, o que facilita a sua movimentação no escritório. Já o cabideiro forest é prático e divertido, deixando o escritório mais organizado e descontraído.

Áreas colaborativas com a Riccó

A Riccó atua há 147 anos no mercado moveleiro brasileiro, sendo uma das empresas mais consolidadas no país. Acompanhamos as mudanças vividas no mercado de trabalho nas últimas décadas e reconhecemos a importância de ambientes de trabalho acolhedores, confortáveis e relaxantes. 

Por isso, temos móveis excelentes para empresas que desejam integrar diferentes equiped e apostam na criação de áreas colaborativas. Contudo, as diferentes equipes precisam de estratégias para evitar que essas áreas permaneçam vazias e permitir que os funcionários as aproveitem.

A Riccó não se destaca só pela qualidade e versatilidade de seus móveis, mas também por oferecer serviços inovadores no mercado moveleiro brasileiro, tais como armazenamento e compra de móveis usados, logística reversa, móveis por assinatura, entre outros exemplos. 

Em nosso site, você pode escolher os melhores móveis para áreas colaborativas, simular o custo de alugar móveis e solucionar dúvidas com nossos especialistas. E acompanhe nossas redes sociais para se manter por dentro das últimas novidades e tendências do mercado de móveis!


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados