Desafios para a formação da cultura organizacional
No texto a seguir, você verá com detalhes o que é essa cultura exatamente, por que ela é relevante e quais são os desafios para que ela seja formada e consolidada nas empresas.
Criar e manter uma empresa é um processo complexo, que envolve a definição do segmento de atuação, quais produtos e serviços serão prioridade, se a empresa terá sede física e onde, entre outros elementos. A cultura organizacional também é primordial, já que ela pauta toda a organização da companhia e a atmosfera do ambiente de trabalho.
No texto a seguir, você verá com detalhes o que é essa cultura exatamente, por que ela é relevante e quais são os desafios para que ela seja formada e consolidada nas empresas. Boa leitura!
O que é cultura organizacional?
Essa cultura é definida como sendo o conjunto de valores, crenças e normas que sustentam uma empresa e influenciam o seu ambiente de trabalho. Essa cultura guia o comportamento dos funcionários no trabalho e alinha a atuação de integrantes de uma mesma equipe e de diferentes grupos.
Além disso, a cultura organizacional também define o modo como a empresa conduz seus negócios e trata clientes e parceiros, quais são as políticas a serem adotadas e aquelas consideradas inaceitáveis. Analogamente, essa cultura também aponta quais são as cerimônias realizadas, formal e informalmente, pelos funcionários da companhia.
Alguns exemplos de diretrizes guiadas pela cultura organizacional são: existe um dress code que define qual vestimenta deve ser usada no expediente? A empresa tem um processo produtivo que realiza testes em animais? Ou ainda: ela monitora as suas cadeias de obtenção de matéria-prima para evitar práticas como desmatamento em áreas ilegais e poluição de cursos d’água?
Importância da cultura organizacional
Definir a cultura organizacional é fundamental na busca por competitividade, já que ela estabelece como a empresa se organiza e se diferencia no mercado em relação aos concorrentes.
Outro aspecto importante é que essa cultura reflete a ética e guia as decisões cotidianas da empresa. Esse alinhamento ético permite aos funcionários compreender quais são as expectativas da empresa sobre eles e seus comportamentos, conciliando assim os resultados desejados pela empresa e os objetivos pessoais.
Empresas cuja cultura organizacional é profundamente hierarquizada costumam apresentar mais dificuldades para executar projetos incorporando inovações. Por outro lado, as companhias que enxergam riscos como oportunidade de aprendizado e crescimento e possuem mais flexibilidade para executar os negócios têm mais chances de alcançar resultados melhores e se renovarem de maneira constante.
Vantagens de uma boa cultura organizacional
Ter uma cultura organizacional forte, mas ao mesmo tempo flexível e capaz de se adaptar às necessidades dos clientes e funcionários, é fundamental. Isso fortalece, por exemplo, a capacidade de a empresa atrair e reter talentos. Isso permite dar continuidade ao trabalho ao longo do tempo e reduz o esforço para atrair e reter novos profissionais.
Um estudo publicado no periódico acadêmico “Academia of Management Journal” analisou as taxas de retenção de 904 funcionários. E constatou que os talentos permanecem, em média, 13 meses a mais no trabalho quando se adaptam à cultura da empresa.
Outra vantagem de uma boa cultura organizacional é uma maior possibilidade de autogerenciamento pelas equipes. As empresas que divulgam de maneira sólida qual é a sua cultura organizacional e a consolidam no cotidiano deixam os funcionários cientes de quais são as regras e diretrizes para guiar a resolução de problemas. Nesse sentido, uma boa cultura organizacional também agiliza os processos e os torna mais eficientes e assertivos
Tudo isso melhora o ambiente de trabalho, já que aumenta o engajamento dos funcionários, reduz problemas de gestão e evita problemas de convivência. Por consequência, uma cultura organizacional bem construída aumenta as chances de garantir a satisfação do cliente e uma experiência de compra satisfatória.
Desafios
Estruturar e manter a cultura organizacional é um processo que fundamenta qualquer empresa. Contudo, ele também apresenta alguns desafios. Alguns deles são a resistência por parte dos funcionários e a falta de alinhamento entre lideranças e outros funcionários.
Implementar a cultura organizacional demanda planejamento, organização e empenho por todos, especialmente pela equipe de Recursos Humanos (RH). O apoio de líderes e gestores também é essencial, pois essas figuras são fundamentais para manter uma comunicação transparente, solucionar dúvidas, verificar as dificuldades e reduzir as possíveis resistências dos integrantes de cada equipe.
Além disso, as lideranças precisam evidenciar para suas equipes a importância de seguir a cultura organizacional no cotidiano de trabalho e, dessa forma, desenvolver o trabalho de forma fluida e contínua.
Móveis Riccó
A Riccó é uma empresa com 147 anos de experiência no mercado mobiliário e reconhece não só a importância de uma cultura organizacional consolidada para os negócios das empresas, mas também como os móveis refletem e consolidam essa cultura.
Empresas com uma cultura organizacional flexível e focada no conforto dos funcionários precisam construir um espaço físico correspondente com esses valores. E a Riccó possui os móveis mais adequados para esse contexto.
Um exemplo disso é o nosso locker com moldura, que possui um ótimo custo-benefício. A inovação do seu design se deve ao fato de ele trazer o conceito da marcenaria em uma peça industrial, além da possibilidade de personalizar cores e nichos. Por fim, a moldura permite colocar itens decorativos, o que deixa o escritório mais aconchegante e bonito.
Sob o mesmo ponto de vista, o Sofá Mov é o mais adequado para a realização de atividades individuais e em grupo, já que possui diferentes modulações e apresenta assento mais alto e menos profundo.
Por fim, a nossa Cabine Nido é a solução ideal para quem precisa dedicar horas do dia para chamadas de vídeo e conferências virtuais. Essa cabine garante uma boa concentração, já que impede ruídos e interferências vindas do exterior. Os modelos Riccó são voltados para usos individuais ou coletivos (2 ou 4 pessoas). Este é um móvel referência do nosso aluguel de móveis (também conhecido como Móvel as a Service).
Riccó: cultura organizacional consolidada
A nossa empresa possui uma cultura organizacional consolidada e trabalha para ajudar outras empresas a formarem e fortalecerem a sua cultura. Para isso, é fundamental planejar diferentes aspectos, desde a integração entre as diferentes equipes até a estrutura física e as regras de convivência do escritório.
Ao longo de nossa história, diversificamos os modelos, materiais e funcionalidades de nossos móveis, unimos assim tradição e inovação. Além de nos adaptar às necessidades de diferentes tipos de empresas, somos pioneiros no ramo de aluguel de móveis de escritório. E, por fim, ainda trabalhamos com o descarte sustentável de móveis corporativos.
Para falar com um de nossos especialistas para tirar dúvidas ou ainda simular o preço do aluguel de móveis corporativos da Riccó, acesse o nosso site. E acompanhe em nosso blog e redes sociais as últimas tendências do mercado de móveis!
Sobre o autor
Redação
Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!