Menu Riccó

Blog Para empresas

Descarte de móveis: por que ele é importante?

A Riccó se destaca no cenário nacional ao reconhecer a importância da sustentabilidade ao fazer o descarte de móveis e desenvolvê-lo. Confira a seguir por que esse descarte é importante e como ele é feito.

O descarte indevido de qualquer tipo de resíduo, seja ele reciclável ou não, pode poluir água, solo e ar. Isso traz danos ao meio ambiente e à saúde de todos os seres vivos, desde plantas até seres humanos. No caso de móveis, outro fator importante é que o descarte realizado em vias públicas é considerado infração em diversos municípios. Na esfera federal, esse tipo de descarte também contraria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em ambos os casos, essas infrações são consideradas crimes ambientais e são penalizados com multas.

Por isso, empresas dos mais diferentes segmentos devem garantir políticas de descarte adequadas para evitar a poluição e o bloqueio de calçadas e ruas. A Riccó se destaca no cenário nacional ao reconhecer a importância da sustentabilidade ao fazer o descarte de móveis e desenvolvê-lo. Confira a seguir por que esse descarte é importante e como ele é feito!

Política nacional 

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 41,6% das 78,3 milhões de toneladas de resíduos gerados a cada ano têm descarte inadequado no país. Estima-se também que os resíduos sólidos são responsáveis por 5% das emissões globais de gases do efeito estufa a cada ano.

Em 2010, o Brasil instaurou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que busca prevenir e reduzir a geração de resíduos, aumentando assim a reciclagem e a reutilização de resíduos sólidos (que apresentam valor econômico e podem ser reutilizados ou  reciclados). Essa política também garante a destinação adequada a rejeitos (que não podem ser reutilizados ou reciclados). 

Assim, a partir da PNRS, fabricantes, comerciantes e consumidores finais são responsáveis pela sustentabilidade e manejo de resíduos através do Sistema de Logística Reversa. O principal objetivo desse sistema é coletar e reaproveitar resíduos sólidos, reduzindo assim a quantidade de detritos despejados na natureza ou descartados de forma equivocada.

Importância do descarte de móveis

Um descarte sustentável de móveis implica na preservação do meio ambiente, já que envolve práticas como destinação correta, tratamento adequado dos resíduos sólidos (que deve ser realizado por profissionais especializados e autorizados), reciclagem e reutilização das matérias-primas secundárias e demais materiais com  condições de serem reutilizados.

Um descarte inadequado (como abandono de móveis nas calçadas ou terrenos baldios) provoca diferentes problemas, como poluição visual e degradação ambiental (já que móveis demoram anos para se decompor e podem contribuir com enchentes). Esse descarte incorreto de móveis também prejudica a saúde pública, já que eles podem servir de abrigo para roedores, insetos e aracnídeos. 

Por fim, um descarte incorreto ainda prejudica a imagem da empresa, já que muitos móveis de escritório, por exemplo, possuem placas de ativos dessas companhias. As pessoas que transitam nas vias onde esses móveis foram descartados incorretamente acabam associando essa prática à empresa, o que prejudica a imagem da corporação.

Quando fazer o descarte de móveis

No contexto doméstico, o descarte deve ocorrer após os móveis serem utilizados por um longo período de tempo e não oferecerem mais conforto e boa funcionalidade. No contexto corporativo, esse descarte pode estar associado não só à qualidade dos móveis, mas também a mudanças de contexto.

Desde o início da pandemia, muitas empresas tiveram que repensar o uso de seus escritórios mediante a explosão do home office. Esse processo fez com que muitas empresas disponibilizassem alguns de seus móveis para funcionários conseguirem trabalhar de casa mantendo conforto e concentração.

Contudo, nem sempre os móveis de uma empresa são adequados para o espaço que funcionários disponibilizam em sua casa para o trabalho remoto. Isso acontece porque, cada um deles exerce determinada função e mora em uma casa com determinadas configurações.  

Quando os móveis de uma empresa não servem para a casa dos funcionários, é preciso combinar o descarte de móveis e a sustentabilidade. Nesse contexto, a Riccó tem a política de comprá-los e realizar o descarte sustentável. Em troca, alugamos novos móveis para estes funcionários trabalharem em casa.

Na prática, além da preservação do meio ambiente, essa política permite à Ricco montar um kit mobiliário de home office mais personalizado, que atende às necessidades e condições de cada funcionário. Outro contexto em que o descarte sustentável pode ser feito é no momento em que uma empresa precisa renovar o seu mobiliário mas, antes, retirar os móveis antigos de seus escritórios.

Como é feito o descarte de móveis

O descarte de móveis da Riccó é sustentável e destinado para o contexto corporativo e garante o destino correto de diferentes matérias primas e embalagens. Madeiras, metais e plásticos são matérias-primas amplamente utilizadas pela indústria moveleira e cada uma delas deve ter um destino específico.

O nosso descarte ocorre em condições específicas. Uma empresa procura a Riccó para renovar os seus móveis mas, antes, precisa se desfazer daqueles já existentes em seu escritório. Nesse contexto, verificamos as condições, o estado de conservação e a quantidade de móveis que precisam ser removidos. Então, realizamos uma negociação específica e os compramos. 

Ao comprarmos um móvel de um cliente, nós separamos os componentes de cada móvel. Pintamos novamente as partes metálicas e as reutilizamos quando possível. As demais partes são enviadas para o descarte sustentável.

Em vez de comprar, em alguns casos nós oferecemos o valor de cada móvel como desconto para a empresa renovar o seu mobiliário. Vale ressaltar que não há um valor padronizado para cada tipo de móvel. Nós estipulamos o preço  caso a caso, após análises personalizadas. Uma vez definido o valor, o cliente define o dia e o horário para a Riccó retirar os móveis selecionados. 

Sustentabilidade Riccó

Vale enfatizar que a sustentabilidade Riccó não está presente somente no processo de descarte. Todas as madeiras utilizadas em nosso processo produtivo possuem o selo FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal em português). 

Essa é uma organização não governamental reconhecida internacionalmente que concede certificados a produtos obtidos a partir de   bom manejo florestal, como reflorestamento ou de florestas naturais como a Amazônia. Além disso, a FSC Brasil emite um selo, que segue os critérios estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Com uma experiência de 147 anos no mercado de móveis brasileiro, a Riccó oferece produtos inovadores e versáteis que aliam qualidade e adaptabilidade aos mais diferentes espaços e projetos arquitetônicos. E se preocupa com a preservação do meio ambiente.

Além de produzir e vender móveis, somos pioneira no ramo mobiliário “as a service” e oferecemos serviços como compra e armazenamento de móveis usados, assinatura de móveis e descarte de móveis sustentável para as empresas que são nossas clientes. 

Em nosso blog, você pode acompanhar as últimas novidades do mercado de móveis, desde modelos até serviços como logística reversa e descarte sustentável. Nos acompanhe também em nossas redes sociais!


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados