Menu Riccó

Blog Para empresas

Ergonomia no trabalho: o que é e sua importância

Temos detalhes dos fundamentos e diretrizes da ergonomia no trabalho! A importância da NR 17 e aprecie os Móveis Riccó que elevam o conforto e a eficiência no ambiente corporativo.

Um ambiente de trabalho precisa reunir algumas características básicas como ser organizado, limpo, espaçoso, bem iluminado e arejado. Isso é fundamental para garantir concentração e bom rendimento durante o expediente. Para garantir tais condições, é fundamental haver ergonomia no trabalho. 

No Brasil, a Norma Reguladora 17 (NR 17) é responsável por definir com detalhes como as empresas devem garantir ergonomia no trabalho. Confira a seguir mais detalhes sobre o que ela é, sua importância e quais são os móveis ergonômicos Riccó mais procurados!

O que é ergonomia e sua importância 

A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem e as máquinas ou equipamentos. Ela também aplica princípios psicológicos e fisiológicos à engenharia e design de produtos, processos e sistemas.

O intuito desta área é promover uma boa interação entre pessoas e o seu ambiente de trabalho, garantindo conforto e prevenindo acidentes e  doenças ocupacionais. Existem basicamente três tipos de ergonomia: uma delas é a física (que envolve o espaço físico e a saúde física dos trabalhadores). 

Outra é a cognitiva (que se refere a condições mentais e psicológicas, como estresse e trabalho sob pressão). Por fim, há a ergonomia organizacional (que avalia o funcionamento da empresa, todos os processos e rotinas que podem trazer risco para os profissionais). O ângulo do monitor do computador ou a altura da mesa impactam a ergonomia de modo mais significativo, já que, quando mal calculados,  podem provocar cansaço nos olhos e dores nos pulsos. 

A ergonomia no trabalho impacta diretamente a segurança, o bem estar, a saúde e a qualidade de vida dos funcionários. E boas condições de trabalho não só reduzem riscos de acidentes, mas também melhoram a saúde física e mental de todas as equipes. Quando as condições ergonômicas são ignoradas, a empresa pode ser penalizada com multas e também arcar com os custos causados por afastamentos de funcionários.

NR 17 e ergonomia no trabalho

As Normas Regumentadoras (NRs) são regras para evitar doenças, acidentes e outros fatores prejudiciais à saúde. Um exemplo disso é a NR 17, regulamentação específica e define parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos funcionários, propiciando segurança, conforto e desempenho.

A Norma Regulamentadora 17 define regras para diferentes aspectos. Tais como: levantamento, transporte e descarga individual de materiais; equipamento e mobiliário dos postos. Outro fator importante são as condições ambientais e organização do trabalho, que deve atender as características psicofisiológicas dos trabalhadores e a natureza do trabalho executado.

Mesas ergonômicas Riccó

Vale pontuar que a Riccó é referência no setor moveleiro no Brasil e sabe como a ergonomia no trabalho faz toda a diferença para todas as empresas e os funcionários. Ademais, nossos móveis respeitam a norma regulamentadora 17 a fim de garantir conforto, segurança e saúde durante o expediente.

Um modelo clássico de mesa ergonômica da Riccó é a mesa gerencial C.O. CUB, que se destaca pela versatilidade de usos e composições, podendo ser utilizada desde atendimentos a gerências. Outro modelo bastante procurado por diferentes tipos e portes de empresas é a mesa de reunião vertu retangular, ideal para quem busca uma mesa com design clássico e imponente. Toda sua elétrica fica escondida embaixo do tampo que corre, o que confere elegância a este móvel.

Recentemente, a Riccó lançou a Linha Ofis, bastante diversificada e cujos móveis possuem pés em madeira maciça, o que pode garantir imponência ou descontração, dependendo do modelo. Essa linha também traz tampos coloridos, o que diversifica as opções disponíveis.

Um dos novos modelos é a mesa de reunião Ofis Orgânica, que pode ser utilizada das mais variadas formas nos escritórios. Este é um modelo versátil, podendo aparecer em salas de reunião tradicionais, espaços informais no open space do escritório ou  áreas colaborativas. 

Assentos ergonômicos Riccó

Para os assentos, temos a cadeira Next, uma das campeãs de vendas. Além de oferecer inúmeros ajustes (apoio lombar, altura dos braços e do assento), esse modelo oferece inclinação de encosto, base giratória com rodízios e está disponível em 47 cores. 

Já o modelo Jump Diretor oferece design e ergonomia para o usuário, com encosto em tela e todas as regulagens para se adaptar ao usuário, proporcionando alto conforto. O mecanismo syncho-tilt proporciona à linha Jump o suporte ideal para a coluna do usuário e se adequa aos movimentos do funcionário durante o expediente.

Por fim, a cadeira HS possui base giratória, ajustes de braço e apoio lombar e outros ajustes encontrados somente nas melhores cadeiras ergonômicas de alta performance. Semelhantemente, outros diferenciais deste modelo são o seu mecanismo de relax automático – ativado pelo peso do usuário – e a sua capacidade de conciliar ergonomia e sofisticação.

Ergonomia do trabalho com a Riccó

Garantir ergonomia no trabalho é fundamental para as empresas alcançarem bons resultados, já que ela mantém a saúde e o bem-estar físico, cognitivo e emocional dos trabalhadores. Além disso, a ergonomia reduz riscos, acidentes e afastamento dos funcionários. 

Em resumo, a Riccó é referência por oferecer móveis confortáveis, seguros, sofisticados e de qualidade. A ergonomia no trabalho é um dos pilares que estruturam os nossos móveis, que respeitam a norma regulamentadora 17 e as demais leis vigentes no país.

Também somos pioneiros no ramo mobiliário “as a service”, segmento inovador no Brasil. E oferecemos serviços variados como  armazenamento e compra de móveis usados, logística reversa, entre outros. Por isso, acesse nosso site para escolher os melhores móveis para garantir ergonomia no trabalho . E acompanhe nossas redes sociais para se manter por dentro das últimas novidades e tendências do mercado de móveis!


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados