Menu Riccó

Blog Para empresas

Cadeira de escritório: como escolher a melhor

Descubra o segredo para uma jornada produtiva: como escolher a cadeira de escritório ideal e evitar afastamentos por distúrbios osteomusculares. Conheça os modelos Riccó que garantem conforto e eficiência.

Quem tem um modelo de trabalho presencial ou híbrido sabe a importância do conforto no escritório a fim de desenvolver as atividades com eficiência e manter a produtividade. A ausência de um escritório confortável aumenta as chances de afastamento por doenças ocupacionais como os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). 

Alguns exemplos desses distúrbios são dores musculares e na região lombar, além de inflamações nos músculos. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca que, entre 2020 e 2021, houve um aumento de 192% no número de afastamentos no trabalho causados por tais distúrbios, passando de 16.211 mil para 31.167 mil casos. Um dos móveis mais importantes para evitar isso são as cadeiras de escritório.

Por isso, é essencial garantir móveis confortáveis, especialmente os assentos. No texto a seguir, trazemos dicas de como escolher o melhor tipo de cadeira de escritório e alguns modelos Riccó capazes de garantir isso no escritório!

Características de uma boa cadeira de escritório

Para montar um escritório, uma empresa deve atender às exigências da NR 17, regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego que define parâmetros para adaptar as condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos trabalhadores. 

Para ser ergonômica, a  NR 17 estabelece que uma cadeira deve ter encosto ajustável e garantir proteção da coluna e bom encaixe das costas. Além disso, ela também deve ter estofamento nas áreas que permanecem em contato com o corpo do usuário por longos períodos.

Uma boa cadeira de escritório ergonômica  também deve ter boa ajustabilidade, com regulagem para o usuário ajustar a altura do móvel e a distância entre o assento e o encosto da cadeira. A coluna ainda precisa permanecer ereta durante o expediente e os pés devem estar completamente apoiados no chão. E possuir revestimento com materiais que permitam a transpiração do organismo.

Vale pontuar que o tipo de cadeira de escritório mais adequada depende diretamente dos tipos de atividades exercidas por cada empresa e do biotipo dos usuários. Por isso, antes de comprar móveis, a empresa precisa levantar essas informações.

Tipos de cadeira de escritório

Os móveis corporativos são bastante diversificados em modelos, designs, materiais e configurações. Isso inclui as cadeiras de escritório ergonômicas. Um dos tipos é o de recepção, com modelos mais simples, fáceis de higienizar e geralmente empilháveis. Os estofamentos mais comuns desse tipo são panamá, couro, camurça, tela e courvin. Dependendo das configurações do modelo, você não deve utilizar esse tipo de cadeira por longos períodos já que não possui ajustes.

Há também o modelo cadeira fixa, uma ótima opção para quem não precisa se movimentar muito no escritório é indicada para ambientes que recebam clientes frequentemente. Para longos expedientes, é recomendado escolher cadeiras fixas com apoio para braços e assento estofado.

Outro modelo popular no escritório é a cadeira secretariado, ótima para quem busca um bom custo-benefício e disponível em vários design e cores. Este modelo possui menos níveis de ajuste e a maioria é do tipo giratória.

A cadeira do tipo presidência possui encosto mais alto, o que garante melhor acomodação da cabeça. Esse modelo também é completo pois tem mais recursos e regulagens, apoio retrátil para pernas e função relax e um visual mais sofisticado.

Cadeiras ergonômicas Riccó

A Riccó é uma empresa referência no segmento de móveis e sabe que o conforto  no escritório é essencial para uma empresa obter bons resultados. Possuímos diversos modelos de cadeiras de escritório, todas de acordo com a NR 17 e dotadas de diferentes ajustes e funcionalidades.

Uma das campeãs de venda é a cadeira Next. Esse modelo é um sucesso porque possui inúmeros ajustes (de assento, altura dos braços e do apoio lombar). Além de relax com ajuste de tensão, inclinação do encosto e base giratória com rodízios. Esse modelo está disponível em 47 cores.

Já a cadeira HS possui mecanismo de relax automático – ativado pelo peso do usuário – além de base giratória, ajustes de braço, apoio lombar e outros ajustes encontrados somente nas melhores cadeiras ergonômicas de alta performance. Esse modelo é o melhor para quem tem longas jornadas de trabalho e busca alta performance, combinando perfeitamente ergonomia e sofisticação.

O modelo Jump Diretor também oferece design e ergonomia para o usuário. O encosto em tela e todas as regulagens disponíveis para este modelo se adaptam ao usuário, proporcionando alto conforto. O mecanismo syncho-tilt proporciona à linha Jump o suporte ideal para a coluna do usuário e se adequa aos movimentos do seu corpo durante o trabalho.

Outro modelo que se destaca na Riccó é a Tekion MG presidente, uma cadeira de escritório ergonômica completa, com múltiplos ajustes e capaz de oferecer o mais alto nível de conforto ao seu usuário. Alguns ajustes dessa cadeira executiva são: inclinação do encosto com regulagem de tensão e suporte lombar, assento com ajuste de altura e de slide seat, Também é possível ajusta distância e altura dos braços e a base possui rodízios de duplo giro.

Ergonomia e conforto Riccó 

Com 147 anos de existência, a Riccó mantém a versatilidade e se adapta a cada novidade. Reconhecida por oferecer produtos duradouros e de qualidade, também somos pioneira no ramo mobiliário “as a service”, um segmento inovador no Brasil.

Além disso, desenvolvemos novos tipos de serviços como armazenamento e compra de móveis usados, logística reversa, móveis por assinatura, entre outros exemplos. Por isso, acesse o nosso site para escolher os melhores modelos de cadeiras de escritório ergonômicas. E acompanhe nossas redes sociais para se manter por dentro das últimas novidades e tendências do mercado de móveis!


Produtos


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados