Menu Riccó

Dicas Blog

Qual a altura ideal da mesa de trabalho?

Quer saber qual a altura ideal da mesa de trabalho? Continue a leitura que nós vamos responder esta e outras perguntas.

Conheça as vantagens de ter uma mesa de trabalho com altura adequada. Saiba qual é a melhor para você e sua equipe!

Na hora de escolher a mesa de trabalho, muita gente se preocupa mais com o tamanho, a matéria-prima e o estilo, não dando a devida atenção para um assunto mais importante: a altura desse móvel.

Quem trabalha em uma empresa ou está montando um home office, deve se atentar à altura ideal da mesa. Essa característica garante conforto e comodidade, evitando doenças causadas pela má postura durante as atividades profissionais.

Quer saber qual a altura ideal da mesa de trabalho? Continue a leitura que nós vamos responder esta e outras perguntas.

Por que a altura da mesa de trabalho é importante?

A altura da mesa de trabalho tem relação direta com a produtividade e o bem-estar do colaborador. Existe, inclusive, um padrão a ser seguido.

O colaborador que trabalha sentado em frente a um computador passa, em média, oito horas ou mais se dedicando às atividades que têm.

Há quem faça pausas regulares, mas muitos trabalhadores permanecem horas na mesma posição. Sendo assim, o mobiliário deve ser ergonômico, ou seja, seguir as regras e cuidados com a saúde do profissional.

A mesa de trabalho deve ser escolhida de acordo com a sua funcionalidade e com os equipamentos utilizados na atividade do colaborador.

Uma mesa que comporta apenas um notebook pode ser menor que outra que deve suportar um computador e uma impressora, por exemplo.

Quando a mesa de trabalho é inadequada, ela pode gerar problemas.

Quais problemas são causados pela altura inadequada da mesa de trabalho?

A mesa de trabalho com altura inadequada interfere em diversas partes do corpo. Aqui estão as principais:

  • Costas;
  • Mãos;
  • Foco de visão.

Imagine, portanto, quando estes problemas acontecem ao mesmo tempo. A consequência é desconforto e baixa produtividade. Pode resultar até em afastamento. Mas não para por aí.

Os prejuízos na coluna provenientes da má postura vão da região do pescoço ao quadril. Já a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é causada por movimentos repetidos de modo excessivo. Ainda tem a cifose torácica (aumento acentuado na curvatura da coluna) e a má circulação do sangue.

Os problemas acima causam transtornos que vão além do quadro de saúde do colaborador, pois podem resultar em problemas judiciais, queda do rendimento e desarmonia no ambiente.

Afinal, qual a altura ideal da mesa de trabalho?

Agora que você sabe a importância de ter uma mesa de trabalho com a altura correta, vamos falar sobre o padrão ideal desse móvel.

Quando o projeto é para o usuário final, como alguém que trabalha na modalidade remota, o ideal é considerar a altura dele.

A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) é a principal diretriz da ergonomia em nosso país e estabelece os padrões para que as condições de trabalho sejam adequadas a todos. Considere, portanto, a NR 17 ao projetar espaços laborais.

A NR 17 estabelece duas alturas ideais para a mesa de trabalho com computador ou notebook:

  • 70cm de altura na mesa de trabalho para homens;
  • 65cm de altura na mesa de trabalho para mulheres.

Existe um motivo para a diferença: a Norma Regulamentadora 17 considera a altura média do homem (1,73 m) e a da mulher brasileira (1,60 m).

Em relação às cadeiras, o assento dos homens fica a cerca de 47 cm do chão, com altura de apoio de 26cm. Já o assento da cadeira da mulher fica a 43 cm do chão, com apoio para os braços de 24 cm de altura.

Para ambos, os cotovelos devem permanecer em 90 graus quando estão sentados.

Desconsiderando o gênero, é interessante notar que a altura da mesa de trabalho varia conforme a altura de quem usa a mesa. Mas em um escritório, por exemplo, torna-se inviável projetar de acordo com cada profissional.

Para garantir o bem-estar e a produtividade de todos, uma solução é a mesa elevatória. Ela possui um sistema de ajuste de altura manual ou automático por display digital.

Como sua altura é regulável, atende a todos os biótipos de usuários e permite a alternância entre o trabalho sentado e o em pé.

Gostou dessa solução? A Riccó tem mesa elevatória e mais inúmeras soluções para fazer do seu escritório o lugar perfeito em design, beleza e conforto.

Conheça o serviço de aluguel de móveis da Riccó! Ganhe economia, flexibilidade e ergonomia ao mobiliar seu escritório ou home office.


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados