Menu Riccó

Blog Para empresas

Trabalho híbrido: o que mudou no escritório?

Veja a seguir o que mudou com a dinâmica híbrida e como adaptar o escritório para esse modelo de trabalho.

O trabalho remoto não é uma novidade, porém, a pandemia popularizou esse modelo de trabalho para outros profissionais. Com a disseminação de vacinas e a redução do número de mortes e contaminações, o retorno aos escritórios tornou- se realidade. Porém, muitas empresas passaram a adotar o trabalho híbrido.

Esse regime demanda adaptações não só dos funcionários, mas também das empresas e do espaço físico onde o trabalho é desenvolvido. Veja a seguir o que mudou com a dinâmica híbrida e como adaptar o escritório para esse modelo de trabalho!

Pilares do trabalho híbrido

Primeiramente, cada empresa precisa avaliar muito bem a decisão de adotar de trabalho híbrido, já que isso demanda adaptações da companhia e direcionamento dos funcionários. Esse tipo de modelo de trabalho é marcado por misturar o expediente presencial na empresa e aquele feito remotamente (também conhecido como home office).

O mais comum é que a empresa defina quantos dias da semana o trabalho deve ser feito no escritório e quantos podem ser realizados remotamente. Assim, existem muitas combinações possíveis e cada empresa precisa avaliar qual é a mais adequada para que seus objetivos sejam alcançados.

É preciso reconhecer os pilares básicos da dinâmica híbrida. Um deles é o engajamento, o que depende diretamente do bem-estar dos funcionários. A falta de conforto e boas condições de trabalho, o que envolve acesso a móveis e equipamentos adequados, além de cômodos com espaço suficiente, são fatores determinantes para provocar esgotamento e estresse. Vale pontuar que ambos reduzem muito o engajamento das equipes, o que prejudica diretamente os resultados.

A produtividade também é elemento estrutural do trabalho no regime híbrido. Fatores como bem-estar, feedbacks honestos e de relacionamentos de confiança impactam diretamente sobre ela. Por isso, as lideranças precisam ver cada integrante de sua equipe, entender as condições e possibilidades e incentivar cada um a atingir o seu melhor resultado. 

Além disso, elas precisam gerenciar com cautela as agendas de todos os funcionários e monitorar o esgotamento dos colaboradores. Uma das principais vantagens da dinâmica híbrida é a flexibilidade e autonomia, mas é preciso ajudar os funcionários a descansarem, caso contrário a produtividade será prejudicada.

Escritório no trabalho híbrido

A possibilidade de os funcionários trabalharem alguns dias em suas casas obriga as empresas a repensar o espaço físico de seus escritórios. Primeiramente, elas precisam verificar qual é a taxa de ocupação e o modo de uso de cada espaço, além das necessidades e preferências dos funcionários. O levantamento preciso do comportamento das pessoas é que vai guiar o novo projeto de ocupação do espaço.

Uma vez feita essa análise, a empresa deve avaliar qual é a forma mais adequada de organizar o escritório. Isso pode englobar desde salas de reunião digitais, espaços de socialização, zonas silenciosas, entre outros exemplos. Com a redução do número de pessoas utilizando diariamente o escritório, a tendência é otimizar o uso do espaço, dos móveis e reduzir gastos (eletricidade, água, etc). O escritório em modelo híbrido precisa reconhecer bem o uso de cada espaço e preparar uma infra estrutura condizente com essa necessidade.

Importância dos móveis

Os móveis são fundamentais para oferecer um local de trabalho confortável, que favorece a concentração e a cooperação. Empresas de diferentes segmentos apostam cada vez mais em assentos e mesas de tamanhos e formatos diferentes. 

Grandes empresas de tecnologia que são referência em escritórios modernos favorecem o trabalho cooperativo entre diferentes equipes e reduzem as divisórias e o excesso de salas individuais. Porém, também é importante deixar compartimentos individuais para ligações ou reuniões, com um isolamento acústico apropriado. A ideia é que móveis diversos garantem que as diferentes necessidades das equipes sejam atendidas.

Móveis Riccó para trabalho híbrido

Reconhecendo as necessidades trazidas pelo modelo de trabalho híbrido, a Riccó oferece a Cabine NIDO, solução ideal para vídeo conferências, ligações virtuais e reuniões rápidas entre equipes. Essa cabine permite a realização de conversas sem que haja interferências sonoras entre o mundo externo e interno deste móvel. Modelos Riccó como esse oferecem a possibilidade de uso individual, para duas ou quatro pessoas, além de ocupar um espaço reduzido no escritório e poder ser remanejado de posição quando houver necessidade. 

Outro móvel que se destaca no regime híbrido é a Poltrona Mov Seat, voltada para garantir privacidade e concentração. Esse móvel é o melhor para aquelas atividades que precisam ser desenvolvidas com mais precisão, já que ele oferece abrigo contra distrações visuais.

A Club Chair também é uma poltrona multiuso ótima para escritório, sendo indicado para criar espaços mais flexíveis e otimizar o custo do m² do escritório. Este móvel é extremamente versátil, podendo ser utilizado em diversos espaços como salas de aula ou treinamento, reuniões informais, recepções, entre outros exemplos.

Por fim, entre as mesas, o modelo LC é ótimo para áreas colaborativas ou reuniões menos formais. A Riccó oferece dois modelos: sem e com calha elétrica (por onde se passa fios ou cabos de eletricidade, fazendo a distribuição elétrica no escritório). As mesas com calha elétrica facilitam o acesso à caixa de conectividade.

Inovação Riccó

A Riccó reconhece as mudanças no mercado de trabalho e adapta seus móveis para atender às necessidades de empresas e dos funcionários. E, em 146 anos de existência, a Riccó se mantém atualizada, com produtos e serviços de qualidade diferenciada.

Hoje, o regime de trabalho híbrido é uma realidade cada vez mais presente em empresas de diferentes segmentos e portes e também em startups. Acreditamos que os móveis devem acompanhar a evolução das empresas. E também  reconhecemos a importância de otimizar o espaço dos escritório e organizar o espaço físico de forma adequada para atender à rotina híbrida.

Dessa forma, além de comprar e armazenar móveis usados, nós ainda oferecemos o aluguel de móveis de escritório. Em nosso site, você pode falar com um de nossos especialistas, simular o preço de aluguel de móveis para a sua empresa e ver descrições detalhadas de cada um de nossos produtos. Acompanhe em nosso blog as últimas novidades no mercado de imóveis e nos siga nas redes sociais!


Produtos


Tags


Sobre o autor

Avatar photo

Redação

Todos os posts da móveis Riccó são desenvolvidos pelos nossos redatores internos seguindo insights de mercado e necessidade que identificados com os nossos clientes todos os dias!


Posts Relacionados