Buscar Riccó
WhatsApp

Atendimento WhatsApp

(11) 3081-6100

Blog Dicas Inspiração - 25/2022

Ambiente corporativo: 5 dicas de decoração

Saiba como deixar o ambiente corporativo bonito, confortável e funcional, estimulando a produtividade de todos.

O ambiente corporativo é aquele onde passamos cerca de um terço do dia. Considerando os desafios enfrentados nesse espaço, devemos evitar estresse, cansaço e desmotivação.

Nesse sentido, a decoração do ambiente é capaz de contribuir. É o que explica a arquiteta Ellen Romanelli, em um post do seu blog. Sim, a decoração afeta diretamente o humor das pessoas.

Quando o ambiente corporativo é cuidadosamente projetado, consegue impactar não apenas no humor, mas no comportamento e até nos níveis de produtividade. Trata-se de um ponto-chave que não pode ser ignorado.

Nós listamos 5 dicas de decoração para ambiente corporativo. Acompanhe!

1. Iluminação para ambiente corporativo

A iluminação deve ser escolhida a partir de uma escala de temperatura, graduada em Kelvin. Em um extremo estão os tons de amarelo e no outro os azulados.

Para que o ambiente fique mais confortável e aconchegante, é comum utilizar luzes quentes e amareladas. Já as com tons frios e azulados proporcionam atenção constante. Só que há um porém: O excesso de exposição aos tons frios pode causar estresse e cansaço. Sendo assim, a área de descompressão do ambiente corporativo deve ter luzes mais quentes e amareladas.

2. Cores para ambiente corporativo

Você sabia que as cores influenciam as pessoas na tomada de decisão? Além disso, elas afetam até a dinâmica no ambiente corporativo.

Tons neutros, como preto e marrom, deixam o espaço com mais seriedade. Já o azul é associado ao respeito e credibilidade.

O vermelho representa impulsos, sendo um deles a fome. Te lembra algo? McDonalds, Bob’s e Habib’s. Já o ambiente com amarelo e laranja fica mais criativo e informal.

3. Biofilia – Um pouco de verde no ambiente corporativo

Na arquitetura, a biofilia se aplica no uso de materiais naturais, na potencialização da iluminação natural e ventilação cruzada, e, é claro, na presença de plantas.

Nesta busca, profissionais de arquitetura vêm buscando na biofilia uma importante fonte de inspiração para tornar os ambientes mais humanizados.

O escritório pode ganhar um pouco de vida por meio de elementos que remetem ao natural. É o caso das plantas, móveis de madeira e imagens de paisagens.

Esses elementos funcionam como descompressão, pois deixam o ambiente visualmente mais confortável. 

4. Mobiliário para ambiente corporativo

Outra escolha, na hora de decorar o ambiente corporativo, deve ser a de móveis funcionais e confortáveis. Assim, eles conseguem aguentar longas jornadas de trabalho, além de estimular a postura correta durante o trabalho.

Mesas e cadeiras ergonômicas, por exemplo, mantêm a saúde postural e evitam dores. Isso proporciona bem-estar ao colaborador.

 

5. Organização no ambiente corporativo

A forma como o ambiente corporativo é organizado também tem a ver com sua decoração. Se não há um projeto e layout bem elaborados, o mobiliário pode ficar muito próximo um do outro e comprometer a circulação das pessoas entre as mesas e corredores, diminuindo assim a flexibilidade em escritórios, salas de treinamento ou até mesmo em salas de reuniões.

Móveis funcionais como, gaveteiros e lockers, podem colaborar muito nesse sentido, afinal eles mantêm o layout e a organização do ambiente e fazem com que os colaboradores possam ter fácil acesso aos itens na hora de usá-los e guardá-los. 

Esse tipo de projeto ainda prevê a utilização dos recursos, permitindo que as rotinas sejam executadas de modo orgânico.

A organização é fundamental para proporcionar um melhor aproveitamento da área, enquanto a torna agradável e confortável aos colaboradores.

Quer um projeto de mobiliário para ambiente corporativo? Fale com a Riccó e conheça nossas soluções para escritório!




Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Escreva o seu comentário

Leia Mais

Abrir Conversa
Olá! Como podemos te ajudar?